Cromatografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
grafia

CAMPUS BAGÉ
DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL
ORIENTADOR PROFESSOR NILO Z. KEHRWALD

CROMATOGRAFIA

ANTONIO LUIZ ORTIGARA FILHO

BAGÉ
FEVEREIRO/2013

SUMÁRIO

1 – INRODUÇÃO...........................................................................................................03
2 –OBJETIVO................................................................................................................04
3 – MATERIAIS E MÉTODOS......................................................................................04
4 – CONCLUSÃO...........................................................................................................08
5 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................09

1 –INTRODUÇÃO

Entre os métodos modernos de análise, a cromatografia ocupa um lugar de destaque devido à facilidade com que efetua separação, identificação e quantificação das espécies químicas, por si mesma ou em conjunto com outras técnicas instrumentais de análise.
A cromatografia é um método físico-químico de separação dos componentes de uma mistura, realizada através da distribuição dessescomponentes em duas fases, que estão em contato íntimo. Uma das fases permanece estacionária, enquanto outra se move através dela. Durante a passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, os componentes da mistura são distribuídos pelas duas fases de tal forma que cada um deles é seletivamente retido pela fase estacionária, o que resulta em migrações diferenciais desses componentes (COLLINS, 2006).
Acromatografia pode ser sólido-líquido (coluna, camada delgada, papel), líquido-líquido (CLAE) e gás-líquido (cromatografia gasosa).

Cromatografia em Papel

A separação ou distribuição dos componentes de uma mistura, na cromatografia líquido-líquido em papel, relaciona-se com as diferentes solubilidades relativas desses componentes na fase móvel e estacionária. Os componentes menos solúveis nafase estacionária têm uma movimentação mais rápida ao longo do papel, enquanto os mais solúveis na fase estacionária serão relativamente retidos, tendo uma movimentação mais lenta.
A cromatografia em papel é uma técnica muito útil para separação de componentes de uma mistura e realização de sua análise qualitativa em função dos Rf (fatores de retardamento) e das cores apresentadas (BRAGA,2006).
A cromatografia em papel tem a seu favor, a utilização de quantidades muito pequenas da amostra a ser analisada e a visualização pode ser feita de maneira direta ou pela utilização de reveladores.

Cromatografia em Camada Delgada

A cromatografia em camada delgada consiste na separação dos componentes de uma mistura diferencial sobre uma camada delgada de adsorvente retido sobre umasuperfície plana.
O grande desenvolvimento dessa técnica é consequência natural das múltiplas vantagens que ela oferece, tais como fácil compreensão e execução, separações em breve espaço de tempo, versatilidade e baixo custo. Pode ser de aplicação analítica ou preparativa, cuja escala está na dependência da espessura da camada de adsorvente e na quantidade de amostra analisada (LOPES, 2006).
Oprocesso de separação está fundamentado, principalmente, no fenômeno de adsorção.

2 – OBJETIVO

A aula teve como objetivo, nos familiarizar com as técnicas cromatográficas, mais precisamente a cromatografia em papel e cromatografia em camada delgada, identificando qual a mais eficiente e quais tipos de solvente tem possibilitam melhor visualização dos analitos.

3 – MATERIAIS E MÉTODOSPara as técnicas de cromatografia em papel e em camada delgada foram utilizados os seguintes materiais:

03 Copos de Becker (150mL)
03 Vidros de Relógio
03 Filtros de Papel (NAGON®)
03 Placas de Sílica
01 Pinça de Metal
04 Tubos Capilares
Tesoura
Ferroceno
Violeta Cristal
Amarelo de Alizarina
Hexano
Acetato de Etila
Acetona
Solução Problema

Procedimento Experimental...
tracking img