Qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 28 (6836 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

INTRODUÇÃO

Atualmente, muito se fala sobre qualidade, os clientes estão cada vez mais exigentes e as empresas empenham se para melhorar seus produtos e serviços.

Muitos programas de qualidade total são implantados nas organizações, com o objetivo de oferecer sempre o melhor para os clientes. Mas será mesmo que todo esse processo contribui para a empresa forneça umaqualidade completa?

Sabemos que a qualidade de vida não é apenas uma “palavrinha mágica”, que, num sentido mais amplo, transmite um sentimento de completo bem-estar, incluindo aspectos de felicidade e satisfação com a vida como um todo.

A qualidade de vida no trabalho está sendo uma preocupação cada vez maior. E “quando o trabalhador não se sente integrado e aceito em seuambiente de trabalho, tende a cuidar primeiramente de seus interesses particulares e, se sobrar tempo, trabalhar pela empresa.” (Aquino, 1980 apud Fernandes, 1996, p.43). Ao analisar essa situação percebe-se como é importante que a organização trabalhe as necessidades do individuo para que atinja seus objetivos e o trabalhador tenha orgulho da instituição onde trabalha e das atividades que executa.Considerando o tempo que o homem passa na organização de trabalho, o ideal é que os locais de trabalhos sejam aprazíveis e saudáveis, onde se possa, de fato, passar as horas vivendo, criando e realizando-se plenamente enquanto desempenhasse suas atividades, com qualidade de vida, satisfação e alegria. (VASCONCELOS, 2001). Infelizmente esta condição de trabalho utópica está a umadistância considerável da realidade em que se vive. É inegável que houve melhoria das condições de trabalho, principalmente referentes ao esforço físico, no último século. Entretanto, reclamações quanto às inadequadas das condições de trabalho existem em todas as profissões, embora os motivos possam ser bastante distintos, até mesmo para os integrantes de uma mesma profissão.

Busca-se, com essetrabalho, observar e acompanhar as condições de trabalho dos colaboradores, as oportunidades de crescimento e segurança, uso e desenvolvimento das potencialidades e as condições de trabalho para propor a implantação de um programa de qualidade de vida no âmbito da empresa SI&SO Administradora e Corretora de Seguros Ltda.

DESENVOLVIMENTO

Devido às constantes transformações que vemocorrendo no mundo, advindas dos avanços tecnológicos e científicos, a adoção de novos procedimentos administrativos exigem profissionais especializados e/ou preparados para as necessidades das organizações.

Como o desenvolvimento humano constitui força vital para a realização dos objetivos das organizações, deve-se buscar não somente o aumento da produtividade, mas também proporcionarsatisfação ao profissional e uma qualidade de vida no trabalho, focando motivação e o comprometimento com os resultados.

Estudos e pesquisas mostram que utilização correta dos recursos humanos dentro da empresa, obedecendo às competências, habilidades e capacidade individual de cada funcionário, contribuem para o avanço da qualidade total no processo produtivo e também nas prestações deserviços.

Mediante esses indícios as empresas começaram a investir mais na qualidade de seus colaboradores, além de manter o foco na qualidade dos produtos e serviços fornecidos.

Partindo do pressuposto de que a motivação dos funcionários tem relação direta com a satisfação no trabalho, é importante que a organização invista na qualidade de vida no trabalho, que é um processo demelhoria do ambiente e das condições do trabalho, individual e de grupo de todos os colaboradores.

O objetivo geral desse artigo é: elaborar e realizar um plano de trabalho para a implantação da qualidade de vida no âmbito da empresa SI & SO Administradora e Corretora de Seguros Ltda., e com os objetivos específicos pretende-se: explorar o estado da Qualidade de Vida no Trabalho dos...
tracking img