Qualidade de vida no trabalho e capacitação profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


Atualmente, diversas mudanças são implementadas na situação socioeconômica do país, o que por certo tem acentuado e modificado as demandas por produtos e serviços de maior qualidade, bem como as pressões sociais em que as organizações estão submetidas, o que, de fato, afeta o nível de satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho e, consequentemente, a qualidade de vidanas organizações.
A empresa escolhida BV financeira, passa atualmente por algumas transformações recorrentes nas organizações, como: a capacitação profissional e a qualidade de vida dos colaboradores. Dá-se início a um levantamento bibliográfico que visa coletar dados de como a empresa está posicionada no mercado, sob a abordagem de níveis motivacionais e preparatórios. Questionamentos a esserespeito são pertinentes, tais como: A empresa disponibiliza ferramentas que potencializam a produtividade e a qualidade dos serviços? Os colaboradores são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais através do seu trabalho na organização? O que isso afeta diretamente em sua produtividade?
O delineamento da pesquisa mostra o caminho que será percorrido para se chegar aos objetivospós-estabelecidos. Sendo assim a técnica utilizada pela pesquisa é a coleta de dados através da observação sistemática e analista sobre os aspectos da organização em seu ambiente interno e externo.


1.1 Objetivos


Constitui objetivo geral deste trabalho avaliação sobre as atividades da empresa BV Financeira, junto a seus colaboradores e suas perspectivas. Será que elas estão sendo alcançadas? Seránecessário algumas mudanças ao departamento para que os objetivos individuais alcancem um objetivo coletivo?
Os objetivos específicos são:
a) Investigar, mediante análise, pesquisa bibliográfica e artigos científicos, juntamente com uma pesquisa customizada com foco na QVT dentro daquele departamento, o que há de importante a ser verificado e o que poderá melhorar para ambos os lados, empresa ecolaboradores, aumentando a produtividade e qualidade do trabalho e, consequentemente, levar a superávit no lucro da empresa;
b) Analisar os dados recepcionados mediante estudo de caso proposto; e
c) Avaliar o andamento da empresa bem como suas perspectivas juntamente com aquelas relativas aos colaboradores, a permear um interpretação que privilegie ambos a caminhar na mesma direção.

Para isso,serão verificados algumas pesquisas direcionadas a qualidade de vida no trabalho (QVT) e perspectiva profissional na BV Financeira – Alphaville, departamento de crédito, com os dados estatísticos anteriores, atuais e, junto a cenários internos a serem alcançados, dados futuros.


1.2 - Procedimentos Metodológicos


Como foco em planejamento de pesquisa para avaliação do comportamento domercado no âmbito financeiro brasileiro, foi efetuado um estudo que mostra qual é, hoje, a realidade da Empresa BV Financeira frente a seus colaboradores.

Entende-se por planejamento de pesquisa a previsão racional de um evento, atividade, comportamento ou objetivo que se pretende realizar a partir da perspectiva cientifica do pesquisador. Como previsão, deve ser entendida a explicitação docaráter antecipatório de ações e, como tal, atender a uma racionalidade informada pela perspectiva teórico-metodológica da relação entre sujeito e o objeto da pesquisa. A racionalidade deve-se manifestar através da vinculação estrutural entre o campo teórico e a realidade a ser pesquisada, além de atender ao critério da coerência interna. Mais ainda, deve prever rotinas de pesquisa que tornem possívelatingir-se os objetivos definidos, de tal forma que se consigam os melhores resultados com menor custo (BARRETO; HONORATO, 1998, p. 59).

O estudo foi desenvolvido mediante método dedutivo, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental; tais como periódicos, internet (dados públicos), intranet (dados reservados a colaboradores autorizados pela gestora do departamento pesquisado)....
tracking img