Qualidade de vida no trabalho da secretária

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Secretária e mulher

Ao observar uma turma de jovens estudantes nos cursos de secretariado, notaremos que o elemento feminino é o dominante. São jovens munidas de uma férrea determinação para vencer, profissionalizar-se e obter um lugar no mercado de trabalho.
Voltando os olhos para sua formação intelectual e seus deveres, algumas secretárias se esquecem de cuidar de seu aspecto e da suasaúde. Há cuidados pessoais que são essenciais para o bom desempenho de seu trabalho, trazendo-lhe disposição e segurança no cumprimento de seus afazeres.
São cuidados em relação à saúde, à beleza e à boa aparência.

Saúde e alimentação

A saúde depende de uma boa alimentação. Estamos habituados à ingestão de vários alimentos como arroz, feijão, carne, legumes, verduras, frutas e cereais. Pormuitas vezes ingerimos quantidades exageradas de alguns e mínimas de outros – o que pode nos tornar pessoas obesas ou enfraquecidas. O ideal é combinar os alimentos adequadamente para se ter uma alimentação equilibrada. É necessário selecionarmos com ponderação os nossos alimentos se quisermos levar uma vida saudável e produtiva.
Um atleta queima um numero de calorias (5000 ao dia) muito maior que umasecretária com idade entre 20 a 30 anos (2300), a qual passa a maior parte do seu tempo sentada diante de sua mesa de trabalho, lidando com máquinas, computadores, calculadoras, anotando ditados, falando ao telefone, etc. Diferente da secretária, o atleta poderá ingerir em maior quantidade de alimentos ticos em calorias porque as gastará mais rapidamente.
A ingestão de maior numero de caloriasque se gasta resultará, logicamente, na formação de tecido adiposo (gordura), o qual se acumulara em redor dos quadris, barriga, nádegas, seios e coxas. Portanto, é interessante fazer um pequeno (ou grande) sacrifício e seguir uma dieta equilibrada que forneça ao seu organismo a quantidade certa de proteínas, hidratos de carbono, sais minerais e vitaminas de que necessita e, também calorias, masnão mais do que se precisa.
É fundamental lembrar-se de que quanto mais nos movimentamos, mais calorias o nosso organismo queimara. Se você tem colorias para queimar, movimente-se!

Exercícios Físicos

As pessoas que desenvolvem qualquer tipo de atividade física levam a vida bem mais agradável, pois são menos sujeitas ao “stress”. Todos sabemos que nosso corpo e nossa mente estão ligados e o quetraz benefícios a um, trará ao outro.
Pessoas que levam a vida muito sedentária, embora jovens, muitas vezes são vitimas da pressão alta, níveis de colesterol elevado e taquicardia. O acúmulo de tensões, a vida sedentária, o excesso de calorias e gorduras na alimentação é que são os causadores desses problemas comuns nos dias de hoje.
Todos os músculos de nosso corpo devem ser exercitados epraticar regularmente alguma atividade física, pois ela faz fortalecer o músculo cardíaco (observe que o coração também é um músculo), aumentando seu tamanho. Quando isso acontece, o músculo cardíaco aumenta de tamanho e bombeia uma quantidade maior de sangue a cada batida. Assim o coração pode pulsar mais devagar e com maior eficiência.
A prática de um bom programa de exercícios físicos deve visara ampliação da capacidade cardiovascular, ao aumento da força e da flexibilidade, ao aperfeiçoamento da coordenação motora e, principalmente, ao desenvolvimento da consciência corporal. Aprende-se a conhecer o próprio corpo e, portanto, a tendência é agredi-lo menos. Essas são as considerações feitas por especialistas.
Pelo menos um dos exercícios aeróbicos (nadar, andar de bicicleta, correr epular corda) deveria ser praticado pelas pessoas duas vezes por semana. Diariamente seria ótimo, mas quase impossível em razão do ritmo acelerado de vida da secretária.
Os exercícios de alongamento produzem músculos mais firmes e possuem a vantagem de poderem ser praticados pelas pessoas em qualquer local, até mesmo no escritório. Nos momentos em que nos sentimos mais tensos, ou depois de...
tracking img