A qualidade de vida e a satisfação no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A QUALIDADE DE VIDA E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO
DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO


Adinês da Silva Cordeiro

RESUMO

Este artigo objetiva esclarecer a questão da qualidade de vida e satisfação no trabalho dos profissionais de secretariado como forma de diagnosticar considerações relevantes a possível satisfação ou insatisfação no que se refere às suas atividades. As funções desseprofissional vêm passando por constantes transformações e nem sempre as organizações estão cientes dessas mudanças. Ainda é muito comum encontrar nas empresas, secretárias exercendo funções que podem contribuir efetivamente no processo de satisfação ou insatisfação no trabalho. A pesquisa é considerada descritiva do tipo bibliográfica, e também qualitativa. Na coleta de dados foram utilizadas técnicas depesquisa documental e aplicação de questionários, seguindo o modelo de Walton (1973), junto a estudantes de secretariado e profissionais da área. O presente estudo apresentou algumas limitações em relação à metodologia utilizada e as técnicas empregadas nas pesquisas. Por se tratar de uma pesquisa descritiva-bibliográfica, verificou-se que o objeto pesquisado (QVT), ainda não é abordado com maioresdetalhes nessa área. Para análise e apresentação dos resultados as informações coletadas foram transformadas em dados percentuais e de um modo geral, entende-se que os profissionais de secretariado estão satisfeitos com as suas atuais situações de trabalho e que, em termos mais específicos, com as seguintes dimensões: “condições de trabalho”, “trabalho e o espaço total de vida”, “integração socialna organização” e “uso e desenvolvimento de capacidades”. Por outro lado, mostram-se insatisfeitos com as dimensões “oportunidade de crescimento e segurança” e “compensação justa e adequada”.

Palavras-chave: Profissional de Secretariado; Qualidade de vida, Satisfação no trabalho.

1. INTRODUÇÃO

Ao longo do século XX, a qualidade de vida e a satisfação no trabalho têm sido alvo depesquisas de vários teóricos e cientistas de diversas áreas. Ter conhecimento do que motiva e satisfaz um trabalhador é importante para que ele melhore seu desempenho profissional e consequentemente o desempenho da organização. (SILVA JUNIOR, 2001).
“O trabalho sempre tem sido o meio mais eficaz de garantir a sobrevivência dos seres humanos e tem-se desenvolvido ao longo dos tempos, passandopor transformações cotidianas”. (MENDES e OLIVEIRA, 1998 apud NUNES, 2003, p. 14).
Apesar de tantos estudos, ainda há bastantes controvérsias quanto ao assunto, não existem opiniões formadas entre os estudiosos sobre a correta definição de qualidade de vida e satisfação no trabalho e como elas se relacionam (BERGAMINE e CODA, 1990). Neste contexto, os referidos autores afirmam que é uma tomadade direção para ação e origina-se de um motivo (necessidade) que pode ser atendido ou eliminado.
Contudo, quando a empresa não faz a sua parte e o indivíduo vê-se que o esforço posto na busca de satisfazer uma necessidade é interrompido, ele começa a encontrar-se em um estado de insatisfação, que por algum motivo, pode-se culminar em um estado de frustração ou desmotivação. (TAVARES, 2004).Diante do exposto, o certo é que programas de qualidade total (TQM) têm sido aplicados nas organizações de forma freqüente, a fim de obter um melhor nível de satisfação dos funcionários e um melhor retorno na produtividade. (NUNES, 2003).

Assim, a qualidade de vida no trabalho (QVT) ganha relevância e tende a ser desenvolvida e aplicada pelas organizações pormeio de programas diversos, como forma de sanar este problema e de ser obter um diferencial competitivo no mercado em que a organização atua através da melhor satisfação dos colaboradores (WAGNER, 2002 apud NUNES, 2003, p. 15).

A satisfação das necessidades em nossa sociedade está muito atribulada ao trabalho. Vale ressaltar que a maioria das pessoas não estão interessadas no retorno...
tracking img