Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A INFLUÊNCIA DA QVT NO CLIMA ORGANIZACIONAL



Resumo: O presente artigo tem por objetivo estudar a Qualidade de Vida das secretárias executivas da UAB Motors a partir de uma pesquisa frente ao Clima Organizacional da empresa, na qual foi realizado um mapeamento para identificar os seus pontos fracos, expectativas e aspirações buscando um entendimento das suas relações internas e umlevantamento de suas necessidades. Com o aumento da competitividade dos dias atuais, torna-se extremamente necessário às empresas manterem o índice de motivação de seus colaboradores o mais elevado possível, de forma que este valor passe a ser um dos seus indicadores de resultado. Desta forma, as empresas que buscam o sucesso e a excelência precisam acrescentar um novo e importante componente em suaestratégia e estrutura funcional: o ócio criativo, ou seja, elas necessitam administrar as variáveis que dão sustentação ao clima organizacional positivo, atuando nas questões que influenciam e afetam a motivação, o interesse, o envolvimento, a participação e o desempenho dos funcionários, sempre permitindo ao colaborador agregar valor ao seu lazer e criatividade. Assim, através dessa pesquisa foipossível compreender os aspectos positivos e negativos que impactam sobre a QVT, propondo melhorias através dos planos de ação.

Palavras-chave: Qualidade de Vida. Motivação. Ócio Criativo.

THE INFLUENCE OF ORGANIZATIONAL CLIMATE IN QVT

Abstract: This article aims to study the quality of life of the executive secretaries of the UAB Motors from a search outside the company's organizationalclimate in which we carried out a mapping to identify their weaknesses, expectations and aspirations seeking an understanding of their internal relationships and assess their needs. With the increasing competitiveness of today, it is extremely necessary for companies to maintain the index of motivation of its employees the highest possible, so that it becomes a value of its outcome indicators. Thus,companies seeking success and excellence need to add an important new component in its strategy and organizational structure: the creative leisure, ie, they need to manage the variables that support the positive organizational climate, working on issues that influence and affect the motivation, interest, involvement, participation and performance of staff, always allowing the developer to addvalue to your leisure and creativity. Thus, through this research it was possible to understand the positive and negative aspects that impact on QWL proposing improvements through action plans.

Keywords: Quality of Life. Motivation. Creative Leisure.


INTRODUÇÃO

É notório que o ser humano traz consigo diversos sentimentos, ambições, expectativas, envolve-se na busca pelo conhecimentoalmejando seu crescimento referente à função que realiza. É fato, porém que as organizações vivem em um ambiente globalizado e competitivo e a busca por resultados torna-se cada vez mais desafiadora. Isto exige cada vez mais dos colaboradores a capacidade de suportar cobranças e viver sob pressão constantemente.
Atualmente, a Qualidade de Vida no Trabalho – QVT - envolve tanto os aspectos físicos eambientais, como os aspectos psicológicos. De um lado, há reivindicação dos colaboradores quanto ao bem-estar e satisfação, pois é na organização que o funcionário passa a maior parte da sua vida, é natural que seja exigido um local de trabalho saudável, com plena satisfação, valorizando as suas necessidades, de outro, o interesse das empresas quanto aos seus efeitos sobre a produtividade e aqualidade do serviço prestado. Sendo, então, primordial que a organização invista na saúde física e psicológica do funcionário.
Assim se dá a importância de um estudo sobre a Qualidade de Vida no Trabalho dentro das organizações, focando os valores, atitudes e satisfação dos colaboradores com o trabalho executado; ações de QVT no ambiente organizacional; as condições ambientais dentro da organização...
tracking img