Qualidade- 5 s organizacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho trata da apresentação sobre a história, conceitos e evolução da norma ISO com foco na ferramenta 5S onde fala-se sobre sua criação e implantação.

A grande concorrência enfrentada pelas empresas têm feito com as mesmas se mobilizem em busca de uma maior e melhor organização em seus processos. A qualidade total nada mais é do que a consequência dessabusca.

As origens da qualidade total estão voltadas para um Japão pós-guerra, destruído e desestruturado. Em busca por um equilíbrio e retomada de seu crescimento, o Japão buscou em sua força interna, intelectual e produtiva, roteiros e procedimentos que historicamente se mostraram eficazes.

Atualmente uma das maiores preocupações nas empresas é manter sua qualidade começando pelautilização, ordenação, conservação, saúde e disciplina este estudo tem como principal objetivo através desta ferramenta é mostrar a importância da implantação do 5S nas empresas.

O gerenciamento de uma empresa seja ela manufatureira ou de serviços, com ou sem fins lucrativos, governamental, social ou familiar trata de dois elementos essenciais: as transações e os relacionamentos.Mesmo que a qualidade tenha, historicamente, um uso por questões de sobrevivência, exemplos: Segunda Guerra Mundial, Japão do pós-guerra, Ocidente perdendo mercado para os produtos japoneses etc., seus princípios e técnicas promovem melhorias tais que, atualmente, as empresas de maior sucesso, são aquelas que adotam as ferramentas de gestão da qualidade.

O primeiro capítulo apresenta ohistórico e evolução da Qualidade, as dificuldades das empresas causadas pela concorrencia e a tomada do crescimento do Japão pós guerra com a destruição, e também a entrada deste processo no mercado brasileiro sobre a organização empresarial e a evolução da Qualidade no seculo XX e suas ferramentas utilizadas.

No segundo capítulo, aborda-se a ferramenta 5S, que é o objetivo principaldo trabalho, seu histórico, sua expansão, sua implantação, seus objetivos, seus benefícios e aplicação prática em uma empresa, que servirá como estudo de caso.

Fala também sobre a importância de processos de qualidade dentro das empresas e como tais processos se mostram eficazes tanto para a lucratividade da empresa quanto para a qualidade de vida e clima organizacional para todos oscolaboradores.

No terceiro capítulo apresentamos o estudo de caso da Neobor, empresa do ramo de borracha e seu principal foco são as empresas automotivas.

A metodologia aqui aplicada será a pesquisa bibliográfica para trazer um embasamento teórico sobre o tema escolhido. Foram utilizados livros, revistas e sites oficiais para monstrar a visão de diferentes auitores, confrontandoopniões e teorias.

CAPÍTULO 1 – QUALIDADE: CONCEITOS, EVOLUÇÃO E A NORMA ISO

1.1 Considerações Iniciais

A forma de organização empresarial está atravessando um período de intensa revisão crítica. No decorrer do século XX observamos a utilização de vários sistemas administrativos que dentro de seu período contribuíram para o avanço das referências que construímos sobre comoadministrar organizações. O mundo mudou e a administração também está mudando.

A Era Industrial cedeu lugar à Era da Informação. Nesse período, as mudanças passaram a ser mais rápidas e mais intensas. As referências anteriores não mais nos serviam.

Como dizia Joseph Schumpeter (1982) “a economia saudável é aquela que rompe o equilíbrio por meio da inovação tecnológica. Em vez de tentarotimizar o que já existe, a atitude produtiva é a de inovar através da destruição criativa. Destruir o velho para criar o novo”, segundo ele, as atividades econômicas é que determinaram os ciclos de riqueza que o mundo vivenciou e essas fases atualmente tendem a se renovarem com velocidade cada vez maior.

1.2 Histórico e evolução da Qualidade no século XX

No século XVIII ocorreu uma...
tracking img