Qual o impacto ambiental da copa de 2014

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Copa Verde: um gol pela sustentabilidade Ian McKee e Vicente de Castro Mello idealizaram o Projeto Copa Verde,que inclui EcoArenas e planos que envolvem todos os serviços a serem prestados aos brasileiros e visitantes durante a Copa de 2014. Tal projeto, se executado nos mínimos detalhes, pode se tornar em referência mundial para outros eventos esportivos e, também, um bom exemplo de economiaverde
O economista americano Ian McKee e o arquiteto brasileiro Vicente de Castro Mello são visionários. Amantes de futebol, eles mal podem esperar pela Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Mas, ao mesmo tempo, torcem para que ela tenha o mínimo de impacto ambiental possível. Para ambos, esta será a grande vitória brasileira.
Ian, que por anos trabalhou no banco Goldman Sachs, em Nova York, vive hojeem Los Angeles, onde se credenciou pelo LEED - Leadership in Energy and Environmental Design (ou Liderança em Design de Energia e Meio-Ambiente), através do U.S. Green Building Council - Conselho de Construções Sustentáveis, nos Estados Unidos. Ou seja, ele tem o poder de certificar construções sustentáveis no mundo todo. Vicente vive em São Paulo, onde é sócio-diretor da Castro Mello ArquiteturaEsportiva . Juntos eles idealizaram e escreveram o Projeto Copa Verde, que inclui as EcoArenas e planos que envolvem todos os serviços a serem prestados aos brasileiros e visitantes durante a Copa.
Ian e Vicente conversaram com o Planeta Sustentável, sobre o plano que será oficialmente divulgado no “Fórum Nacional de Arquitetura, Iluminação e Sustentabilidade”, que acontecerá nos dias 20 e 21 deagosto, em Salvador, e reunirá os 17 arquitetos envolvidos nos projetos da Copa de 2014.
O que é o Projeto Copa Verde? Ian – Copa Verde é a competição pela sustentabilidade onde todos ganham. Por exemplo: os estádios de futebol têm vida útil que varia entre 50 e 70 anos. Então pense que nos próximos anos, os custos de energia e água serão cada vez maiores, tornando, extremamente necessária aimplantação de sistemas de uso racional de água e fontes de energia renováveis.
A Copa de 2014 é um evento da FIFA, que tem compromissos com seus patrocinadores. Uma Copa do Mundo é o maior evento de mídia do planeta: bilhões de dólares são gerados com o marketing e a venda dos direitos de imagem. Cabe ao país anfitrião
http://planetasustentavel.abril.com.br/inc/pop_print.html
1 de 409/06/201213:51
Planeta Sustentável - Imprimir Matéria

preparar toda a infra-estrutura para realizar este evento. E essa é a grande oportunidade que um país tem para acelerar o seu crescimento em cerca de 20 anos, realizando as obras necessárias para melhorar a infra-estrutura.
O Brasil tem muito o que ganhar com a Copa, mas apenas se houver um bom planejamento, certo? Ian – Claro! Hoje, já é possívelafirmar que grandes obras mal planejadas podem gerar um impacto negativo no meio ambiente contribuindo e, muito, com o aquecimento global e todas suas conseqüências. Queremos que o Brasil seja conhecido por respeitar o meio ambiente e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes do planeta.
Teremos essa oportunidade realizando a maior ação coordenada de green building, ou seja, deconstruções verdes já realizadas por um país. Imagine que teremos doze estádios e que eles abrigarão milhares de pessoas – pense no impacto que isso terá no meio ambiente. Hoje, temos a capacidade de reduzir este impacto e, para isso, basta seguir as regras. Sem falar em hotéis, hospitais, aeroportos e transportes. Queremos envolver todos os serviços da Copa, no conceito da Copa Verde.
Como vocêsiniciaram este projeto? Vicente - No segundo semestre de 2007, seis meses antes do anúncio oficial do Brasil como sede da Copa de 2014, iniciei uma série de visitas aos estádios brasileiros, totalizando 30 estádios em 18 capitais. Essas visitas resultaram em um estudo, considerado um verdadeiro “raio-x” (veja link no final da entrevista) dos estádios brasileiros na atualidade.
Um dia após o...
tracking img