Impacto ambiental copa 2014

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
impactos ambientais
A Copa de 2014 é um evento da FIFA, que tem compromissos com seus patrocinadores. Uma Copa do Mundo é o maior evento de mídia do planeta: bilhões de dólares são gerados com omarketing e a venda dos direitos de imagem. Cabe ao país anfitrião preparar toda a infra-estrutura para realizar este evento. E essa é a grande oportunidade que um país tem para acelerar o seucrescimento em cerca de 20 anos, realizando as obras necessárias para melhorar a infra-estrutura.
Essa possível melhoria trará conseqüências e impactos ambientais que poderão se irreversíveis, vejamos osprejuízos com a maior riqueza que o Brasil possui que é a Água. Mais de 600 mil turistas estrangeiros e três milhões de jornalistas deverão visitar o Brasil durante a Copa do Mundo de 2014. Os númeroscrescem se considerarmos os três milhões de turistas brasileiros em migração entre os estados. Prevendo o impacto ambiental desse aumento populacional, o Ministério do Meio Ambiente já planeja açõesespecíficas chamadas de Copa Verde, mas especialistas do setor acreditam que os projetos não serão suficientes. Para Paulo Costa, diretor da consultoria H2C, empresa especializada em projetos e implementaçãode programas de uso racional da água, só a parte sanitária dos hotéis é capaz de causar um grande rombo ambiental. "60% dos hotéis, ou seja, cerca de 15 mil empresas, não tem instalaçõeshidrossanitárias que gerem consumo baixo. O turista vai usar chuveiros com vazão de 30 a 40 litros por minuto, podendo, portanto, gastar em um banho de 10 minutos até 250 litros de água, enquanto a ONU preconiza oconsumo de apenas 110 litros por dia", alerta. De acordo com o especialista, 70% do consumo de água nos hotéis são oriundos dos chuveiros. Em uma residência, o chuveiro corresponde a 46% do consumototal de água.
Enquanto a África do Sul importa água e energia para dar conta das necessidades dos turistas que acompanham a Copa de 2010, o Brasil tem estoques de água doce que representam 13%...
tracking img