Fichamento - koselleck futuro passado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Koselleck
Futuro Passado

História Magistra Vitae
Sobre a dissolução do topos na história moderna em movimento

Reinhart Koselleck, nascido em 1923 fez parte do exército nazista em 1941,iniciando a carreira acadêmica dem 1950. Um dos mais importantes historiadores alemães do pós guerra, sendo o principal teórico na escrita da história dos conceitos.
Influenciado por grandes nomes daTeoria da História alemã como Gadamer e Heidegger.

O autor busca no texto mostrar o processo de mutação sofrida pelos conceitos e palavras, tendo como análise principal o que se entende como história.Da antiguidade à modernidade.

Até século XVIII a história é tida como “magistra vitae”, se servindo dela como coleção de exemplos, com Cícero. Conceito suprimido pela igreja. Apesar de que osexemplos mesmo pagãos teriam seu aporte “repulsivos ou dignos de ser imitados”( Beda). (42)
Com a decadência da idade média e o retorno racional do uso da história, o conecito “Magistra Vitae” retorna.Com influência desde a política ao caráter pedagógico no período. (43)
Aristóteles e Frederico II já apresentam uma visão diferente de tal teleologia da história, apontando o fato de que asexperiências vividas e não tomadas como exemplo, são as que ensinam e o futuro não é algo que a história possa antecipar, dada as incertezas. (46/47)
“Desde que o passado deixou de lançar luz sobre o futuro,o espírito humano erra nas trevas.” Com essa frase de Tocqueville o autor ilustra um novo pensamento sobre a história, na qual as experiências e tradições não são mais o ponto a ser apreendido dahistória. (48)
Com essa frase o autor mostra o novo rumo “A histórita [Geschichte] só é capaz de instruir à medida que se renuncia à história [Historie] escrita.” Sendo esclarecido por Droysen “Acimadas histórias está a história”, se referindo à diferenciação do processo histórico e o fato histórico. (49)
Esse amplo entendimento e a variação de tais conceitos o autor chama de “coletivo...
tracking img