Enfermagem transcultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENFERMAGEM TRANSCULTURAL E AS CRENÇAS, VALORES E PRÁTICAS DO POVO CIGANO
Cristiane Giffoni Braga*

BRAGA, C.G. Enfermagem transcultural e as crenças, valores e práticas do povo cigano. Rev.Esc.Enf.USP, v.31, n.3, p. 498-516, dez. 1997.

Trata-se de um estudo mini-etnográfico em enfermagem, onde é enfocada a crença de cuidados, valores, modo de vida, visão de mundo de um grupo cigano deorigem ROM. Foi utilizado o referencial teórico de LEININGER para auxiliar a compreensão desta cultura, visualizando propostas nas ações e decisões do cuidado de modo a prover cuidados culturalmente congruentes. Propõe a autora algumas definições relativas à especificidade da cultura cigana no que diz respeito às formas culturais de prover cuidados , como subsídio para futuros estudos . UNITERMOS:Enfermagem Transcultural. Cuidados. Crenças. Modo de Vida. Ciganos.

1 - INTRODUÇÃO
A identificação da natureza, essência e domínio da Enfermagem como profissão tem sido uma busca atual de pesquisadores em Enfermagem, através de suas produções científicas. Tais atividades são relevantes para explicar o conhecimento e o avanço da Enfermagem e distinguí-la de outras profissões. Estudos rigorososatentam para a natureza e o fenômeno do cuidado, sendo este humanizado. Este fato é confirmado por LEININGER (1981), quando declara: "o cuidado é o domínio central e o único para o corpo de conhecimentos e prática na Enfermagem, e uma investigação sistematizada do cuidado poderá avançar a disciplina de Enfermagem e em último caso, prover cuidados de enfermagem melhores para o povo". LUNA CAMERON(1989), descrevendo a teoria de LEININGER, afirmam que "a Enfermagem é essencialmente uma profissão de cuidados transculturais, a única que se centra na promoção do cuidado humano para pessoas de uma maneira significativa, congruente, respeitando os valores culturais e estilo de vida".
* Enfermeira. Docente - Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Itajubá - MG. Mestranda em Fundamentos de Enfermagem -Escola de Enfermagem da USP.
Rev.Esc.Enf. USP, v.31, n.3, p.498-516, dez. 1997.

498

Com base nestas considerações e analisando a teoria transcultural de LEININGER: Diversidade e Universalidade do Cuidado, busquei estudar um povo que nos atrai e fascina pela cultura, pelo seu modo exótico de ser e de existir, perpetuando-se através dos tempos: o povo Cigano. A falta de artigos de enfermagemenfocando os ciganos, leva esta profissão a se distanciar dessa cultura minoritária; devido em parte também aos mitos que a envolvem, o que dificulta a provisão de cuidados específicos no caso. Isso se confirma por BODNER LEININGER (1992) .

2 - OBJETIVO
A finalidade do estudo é enfocar a crença de cuidados, valores, práticas, modo de vida, visão de mundo de um grupo cigano, de origem ROM ,para auxiliar a enfermagem na compreensão desta cultura, de modo a prover cuidados culturalmente congruentes.

3 - PERSPECTIVA TEÓRICA
LEININGER (1985a), com sua Teoria Cultural do Cuidado, propiciou condições para estudar uma comunidade cigana, por ser uma teoria de Enfermagem Transcultural, a qual provê uma estrutura holística e compreensiva para examinar sistematicamente diferentes dimensões dacultura, dentro de uma perspectiva de Enfermagem. A teoria de LEININGER foi desenvolvida a partir da Antropologia; porém, reformulada para Enfermagem Transcultural com perspectivas de cuidado humanizado. LEININGER, citada por ALEXANDER, J. et al (1989), desenvolveu métodos de pesquisa em etno-enfermagem, e tem enfatizado a importância de estudar um povo sob uma perspectiva "emic" e "etic", usandoum método de pesquisa qualitativa para a descoberta de características universais e de diversidade da cultura em estudo. Uma perspectiva "emic" refere-se forma pela qual os próprios membros da cultura percebem seu mundo. Uma perspectiva "etic" é a interpretação das experiências daquela cultura, a partir de fatos pesquisados. LEININGER tem sido habilidosa em usar a etno-enfermagem, a etnografia...
tracking img