Processo de enfermagem baseado na teoria transcultural de madelaine leininger

3809 palavras 16 páginas
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ –
UNOCHAPECÓ
ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE ENFERMAGEM

PROCESSO DE ENFERMAGEM BASEADO NA TEORIA TRANSCULTURAL DE MADELAINE LEININGER EM UM PACIENTE HIPERTENSO E DIABÉTICO DA UNIDADE DE SAÚDE DO BAIRRO SÃO PEDRO-CHAPECÓ

Orientadora: Carmen L. H. Mortari.
Acadêmicas: Débora Cristina Lunardi Larissa Dayane Furlanetto.

Chapecó - SC, Abr. 2011.
INTRODUÇÃO

Neste processo de enfermagem, foram utilizados os princípios da Teoria Transcultural de Madeleine Leininger.
Trata-se de uma prática assistencial de enfermagem, desenvolvido como pré-requisito para o Núcleo 09: Cuidado de Enfermagem em Saúde Coletiva II do curso de enfermagem do 5º período, que tem por objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos no decorrer do semestre.
Este processo foi desenvolvido durante o teórico-prático realizado na Unidade de Saúde do bairro São Pedro – CAIC do município de Chapecó, no período de 28/03/2011 a 05/04/2011, tendo como principal objetivo a realização do processo de enfermagem com um paciente Hipertenso e Diabético, sendo cadastrado no programa HIPERDIA.
Em 1979, Leininger (apud GEORGE, 2000, p. 297) definiu a enfermagem transcultural como:
“um subcampo ou ramo da enfermagem que enfoca o estudo comparativo e a análise de culturas com respeito à enfermagem e às práticas de cuidados de saúde-doença, às crenças a aos valores, com a meta de proporcionar um serviço de atendimento de enfermagem significativo e eficaz para as pessoas de acordo com seus valores culturais e seu contexto de saúde-doença”.

Leininger (apud GEORGE, 2000, p. 300) baseia-se em três modos de decisões e ações de atendimento de enfermagem, todas exigindo a co-partircipação da enfermeira e paciente.
A preservação/manutençaõ do cuidado cultural “... ajudam as pessoas de uma determinada cultura a reter e/ou preservar valores relevantes de cuidados, de forma

Relacionados