Processo de enfermagem baseado na teoria transcultural de madelaine leininger

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ –
UNOCHAPECÓ
ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE ENFERMAGEM












PROCESSO DE ENFERMAGEM BASEADO NA TEORIA TRANSCULTURAL DE MADELAINE LEININGER EM UM PACIENTE HIPERTENSO E DIABÉTICO DA UNIDADE DE SAÚDE DO BAIRRO SÃO PEDRO-CHAPECÓ












Orientadora: Carmen L. H. Mortari.
Acadêmicas: Débora Cristina LunardiLarissa Dayane Furlanetto.









Chapecó - SC, Abr. 2011.
INTRODUÇÃO

Neste processo de enfermagem, foram utilizados os princípios da Teoria Transcultural de Madeleine Leininger.
Trata-se de uma prática assistencial de enfermagem, desenvolvido como pré-requisito para o Núcleo 09: Cuidado de Enfermagem em Saúde Coletiva II do curso de enfermagem do 5ºperíodo, que tem por objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos no decorrer do semestre.
Este processo foi desenvolvido durante o teórico-prático realizado na Unidade de Saúde do bairro São Pedro – CAIC do município de Chapecó, no período de 28/03/2011 a 05/04/2011, tendo como principal objetivo a realização do processo de enfermagem com um paciente Hipertenso e Diabético, sendo cadastrado no programaHIPERDIA.
Em 1979, Leininger (apud GEORGE, 2000, p. 297) definiu a enfermagem transcultural como:
“um subcampo ou ramo da enfermagem que enfoca o estudo comparativo e a análise de culturas com respeito à enfermagem e às práticas de cuidados de saúde-doença, às crenças a aos valores, com a meta de proporcionar um serviço de atendimento de enfermagem significativo e eficaz para as pessoas deacordo com seus valores culturais e seu contexto de saúde-doença”.

Leininger (apud GEORGE, 2000, p. 300) baseia-se em três modos de decisões e ações de atendimento de enfermagem, todas exigindo a co-partircipação da enfermeira e paciente.
A preservação/manutençaõ do cuidado cultural “... ajudam as pessoas de uma determinada cultura a reter e/ou preservar valores relevantes de cuidados, de formaque possam manter seu bem-estar, recuperar-se da doença ou encarar as deficiências e/ou morte” (Leininger, 1991, p. 48).
O ajustamento/negociação do cuidado cultural “... ajudam as pessoas de uma determinada cultura a adaptar-se ou a negociar com as outras um resultado de saúde benéfico ou satisfatório com prestadores de cuidados profissionais” (p.48).
A repadronização/reestruturação do cuidadocultural “... ajuda o cliente a reorganizar, trocar ou modificar grandamente sua forma de vida para um padrão de atendimento de saúde novo, diferente e benéfico...” (p. 49).
Para Leininger (apud GEORGE, 2000, p. 303) estes três modos de ação podem levar ao fornecimento de atendimento de enfermagem melhor adaptado à cultura do cliente, diminuindo assim o estresse cultural e o conflito potencialentre o cliente e o cuidador.
HISTÓRICO DE ENFERMAGEM

1. Fatores pessoais

1.1 Identificação

José, 82 anos, masculino, casado com Dona Idalina há 58 anos; ensino fundamental (02 anos de estudo); aposentado (antigamente trabalhava fazendo calçamento); evangélico.
Sua esposa teve 01 gestação, e em uma viagem com o marido abortou espontaneamente e nunca mais engravidou, mas adotaram 03crianças todos recém-nascidos. O primeiro filho do sexo masculino, 34 anos, separado, era alcoólatra e atualmente trabalha como pintor autônomo. O segundo filho do sexo masculino, 29 anos, também é separado, trabalha na empresa Sadia e segundo Seu José “é um homem trabalhador”. A terceira filha, feminino, 24 anos e está presa há 07 meses na Penitenciária Regional de Chapecó por tráfico de drogas,esta tem 03 filhos, 01 está com a mãe legítima e 02 estão com a avó materna legítima (a terceira filha possui vínculo com a mãe legítima). Dona Idalina relata que no dia 03/04/2011 foi visitá-la na cadeia e recebeu uma carta da filha, pediu-nos para lermos a carta a ela, pois Seu José e Dona Idalina não sabem ler. Na carta a filha agradecia pelo apoio e solicitava produtos de higiene pessoal. O...
tracking img