FICHAMENTO DO LIVRO – PESAVENTO, Sandra Jathay. História e história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003

9201 palavras 37 páginas
DISCIPLINA: HISTÓRIA CULTURAL

FICHAMENTO DO LIVRO – PESAVENTO, Sandra Jathay. História e história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

- Houve a partir da década de 1970 ou até mesmo antes, uma intensa crise dos paradigmas explicativos da realidade que atingiu a todas as disciplinas das ciências humanas, em especial a história. No livro História e história cultural, a autora Sandra Pesavento fala sobre os sintomas dessas mudanças como “... com a crise de maio de 1968, com a guerra do Vietnã, ascensão do feminismo, o surgimento da New Left, em termos de cultura, ou mesmo a derrocada dos sonhos de paz do mundo pós-guerra. Foi quando então se insinuou a hoje tão comentada crise dos paradigmas explicativos da realidade, ocasionando rupturas epistemológicas profundas que puseram em xeque os marcos conceituais dominantes na história.” (p. 8)
- “[...] podemos, por lado, falar de esgotamento de modelos e de um regime de verdades e de explicações globalizantes, com aspiração à totalidade, ou mesmo de um fim para as certezas normativas de análise da história [...]. Sistemas globais explicativos passaram a ser denunciados, pois a realidade parecia mesmo escapar a enquadramentos redutores, tal a complexidade instaurada no mundo pós-Segunda Guerra Mundial.” (p. 8 e 9).
- O marxismo (pelo método do materialismo histórico) e a escola francesa dos Annales (a partir da década de 1930), ainda pautada pelos vieses economicistas e políticos do fazer história, já não conseguia mais explicar a realidade e eram alvos de críticas. Pois escapava aos historiadores o interesse pela cultura.
- “Os modelos correntes de análise não davam mais conta, diante da diversidade social, das novas modalidades de fazer política, das renovadas surpresas e estratégias da economia mundial e, sobretudo, da aparentemente escapada de determinadas instancias da realidade – como a cultura, ou os meios de comunicação de massa – aos marcos racionais e de

Relacionados