Qfd seminario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 61 (15055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QFD-Desdobramento da função Qualidade











































Marilia
2000
A Casa da Qualidade

A descrição detalhada da Casa da Qualidade se justifica por três motivos:
1. ela é utilizada em todas as versões de QFD;
2. ela é constantemente utilizada, sem as outras matrizes de QFD, em situações e trabalhos específicos;
3.tendo-se compreendido os procedimentos para sua elaboração, de modo geral, consegue-se elaborar as demais matrizes, de qualquer versão.
A segunda parte desse capítulo se justifica porque a evolução do QFD, a partir do trabalho original de Yoji Akao, levou ao surgimento de diferentes versões dessa metodologia, todas descritas em literatura nacional e internacional.





1 – Introdução


Nasquatro versões de QFD identificadas, a Casa da Qualidade (ou Matriz da Qualidade) não só está presente, como inicia os desdobramentos. Mais importante ainda, essa matriz é a ferramenta básica de projeto do QFD (HAUSER & CLAUSING, 1996). Alguns autores, inclusive, descrevem apenas a Casa da Qualidade em seus trabalhos, muitas vezes (mas não obrigatoriamente) aplicada e adaptada a situaçõesespecíficas. Entre esses autores pode-se citar AGOSTINHO & CASTRO (1997), BARNAD (1996), BERGQUIST & ABEYSEKERA (1996), GEIGER (1995), GHAHRAMANI (1996), GOPALAKUSHNAN et al. (1992), GLUSLKOVSKY et al. (1995); HYBERT (1996), RADHARAMANAM & GODOY (1996), RAJALA & SAVOLAINEN (1996), SABINO et al (1997), SANTOS (1995); SEOW & MOODY (1996), SOMERTON & MLINAR (1996) e YEUNG & LAU (1997).



2 – A Casa daQualidade

A Casa da Qualidade é obtida, pelo cruzamento da Tabela dos Requisitos do Cliente (ou da Qualidade Exigida) com a Tabela das Características de Qualidade (AKAO, 1990). Ver Figura 7, abaixo.

[pic]

Figura 7 - As Tabelas que Formam a Casa da Qualidade

O resultado obtido deste cruzamento é, portanto, conforme a Figura 8, abaixo.

[pic]

Figura 8 - Representação Gráficado Cruzamento da Tabela dos Requisitos dos Clientes com a Tabela das Características da Qualidade (adaptado de CHENG et al, 1995)

O triângulo “A” e a aba “C” compõem a Tabela dos Requisitos dos Clientes. O triângulo “B” e a aba “D” compõem a Tabela das Características de Qualidade. O quadrado “Q”, interseção das duas tabelas, é denominado” Matriz de Relações”.
A Casa da Qualidade pode serdefinida como a matriz que tem a finalidade de executar o projeto da qualidade, sistematizando as qualidades verdadeiras exigidas pelos clientes, por meio de expressões lingüísticas, mostrando a correlação entre essas expressões e as características da qualidade, e convertendo as qualidades exigidas pelos clientes em características substitutas (AKAO, 1996). Pela definição dada acima, percebe-se quea Casa da Qualidade (Figura 9) funciona como um sistema. A entrada desse sistema é a voz do cliente, na forma de expressões lingüísticas. O processo pode ser claramente visto como: a sistematização das qualidades verdadeiras exigidas pelos clientes; a identificação das relações entre as expressões e as características da qualidade; e a transformação das qualidades exigidas pelos clientes emcaracterísticas técnicas (características substitutas). A saída do sistema é a qualidade planejada, ou seja, os valores de especificação das características técnicas. Dessa forma, pode-se entender que a Tabela dos Requisitos dos Clientes (horizontal) é a entrada da Casa da Qualidade e a Tabela das Características da Qualidade (vertical) é a saída do sistema.
Em seguida, vai-se detalhar aelaboração de cada uma destas tabelas e o preenchimento da Matriz de Relações. Primeiro, vai-se elaborar toda a Tabela de Requisitos dos Clientes, em seguida vai-se descrever a elaboração da Tabela de Características da Qualidade completa e, depois, vai-se sugerir aspectos relativos à análise da Casa da Qualidade, ou seja, das duas tabelas em conjunto. Essa ordem de elaboração segue a descrição dos...
tracking img