Publicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Direito, ética e moral são três temas muito parecidos e que a maioria das pessoas acredita ser a mesma coisa, mas quando feita uma pesquisa é possível observar que esses assuntos não são tãoparecidos, como muitas pessoas acham.
A palavra direito tem sua origem no latim (directum) e significa reto, mas tentando trazer essa ‘retidão’ para o nosso dia-a-dia, podemos observar que o direito podevariar de país para país, afinal cada país possui sua constituição e sendo assim o direito reservado as pessoas pode sofrer alterações.
De acordo com Kant: “... Direito é o conjunto de condições,segundo as quais, o arbítrio de cada um pode coexistir com o arbítrio dos outros de acordo com uma lei geral de liberdade”. Se observarmos esta linha de pensamento, chegamos à conclusão de que o direito temcomo prioridade compreender o interesse da coletividade, mas como passamos constantemente por mudanças, sejam elas religiosas, geográficas e até mesmo históricas, o direito também passa a ter que seadequar para um melhor entendimento da sociedade.
A ética por sua vez se dedica a estudar os valores morais do comportamento humano, tenta explicar e justificar os nossos costumes. Sendo assimpodemos dizer que a ética se restringe a estudar o caráter e a conduta humana, uma vez que estão ligados aos princípios morais.
A ética estuda também a colocação de alguns adjetivos como “bom” e “mau”, porexemplo, que normalmente utilizamos para retratar a conduta de alguém, mas que ao longo do tempo, veremos que várias outras interpretações serão adicionadas a esses dois conceitos. Essedesenvolvimento histórico é acompanhado de perto pela ética para que isso nos ajude a fazer uma reflexão sobre como ser ético nos dias atuais.
PerceptívelQuando falamos sobre moral é possível observar a suaproximidade com a ética, mas podemos dizer também que é um conjunto de normas e valores dentro de uma cultura ou sociedade e que são importantes para que possamos viver em harmonia, talvez se não...
tracking img