Petrobras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A descoberta do Oceano Azul


Assunto: Resenha Crítica sobre o livro A Estratégia do Oceano Azul
Tema: Como Vencer os Concorrentes

A primeira ideia que o título do livro “oceano azul” nos transmite, é a dos livros infantis ou contos de fadas onde temos a sensação de suavidade e ternura. Mas quando lemos “Como criar novos mercados...” acordamos e o que sentimos é adrenalina naveia. O livro que foi lançado no Brasil em 2005 com o título “A Estratégia do Oceano Azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante” já teve mais de 180 mil leitores e entendemos o porquê. Ele trata de um tema atual e desejado por empreendedores que é: como as empresas podem vencer as concorrentes. Que todos querem dominar, que querem estratégias para desbancar osconcorrentes, mas ao lermos suas 232 páginas, compreendemos que essa não é a postura correta para chegar ao sucesso.
Um ponto interessante da estratégia oceano azul é de como criar valor, e de como deixar o consumidor confortável e desejante em pagar por esse novo valor criado. A inovação tem um papel importante neste ponto. Ela deve ser alinhada com a praticidade ou utilidade, com o preço e com o custo.Este ponto crucial, da estratégia oceano azul, é chamado pelos autores de Inovação de Valor. Infelizmente, grande parte dos oceanos azuis ainda não foi mapeada. O foco predominante dos trabalhos sobre estratégia nos últimos anos se concentrou nos oceanos vermelhos da competição acirrada.
Problema: Os Oceanos Vermelhos
Para entendermos melhor elencaremos algumas das diferenças entre o oceano azul eo vermelho no decorrer da resenha, mas é importante dizer que no oceano vermelho as fronteiras setoriais são definidas e aceitas e as regras competitivas do jogo são conhecidas. As empresas tentam superar suas rivais para abocanhar maior fatia da demanda existente, sem se preocupar em quebrar as rivaisEscrito por W. Chan Kim e por Renée Mauborgne, ambos são professores da INSEAD em camposdiferentes, ambos tiveram seus artigos publicados considerados como best-sellers e ganhadores do premio ELDRIDGE HAYNES PRIZE, entre outros. Ele é consultor da União Européia e ela fundadora da VIN ( comunidade de prática global). Pessoas estudadas e competentes que nos passam com seu livro várias fórmulas por eles estudadas e funcionais, cabe a nós aplica-las hoje para um futuro mais próspero.
Posiçãodos autores
Os autores dizem que não é necessário ser desleal e quebrar as empresas concorrentes para obter o sucesso. Eles mostram através de exemplos reais de empresas que obtiveram sucesso com honestidade e força de vontade e nos mostram que podemos fazer o mesmo. Seus nove capítulos trazem sucessos reais, de empresas reais, com pessoas reais, estudados e acompanhados pelos autores onde ficoucomprovada e eficácia das fórmulas trazidas no livro, como:
Cirque du Soleil (pág. 13) O sucesso do Cirque du Soleil foi del não ligar para a concorrência e sim criar um circo com mais diversão e vibração ao mesmo tempo a sofisticação intelectual e a riqueza artística. A diferenciação do Cirque du Soleil foi passar a compreender melhor não só seus clientes de circo, mas também os nãoclientes; adultos frequentadores de teatro.
NetJets (pág. 50) A empresa NetJets, passou a criar seu oceano azul, em 20 anos, a NetJets tornou-se a maior empresa de aviação em vista de outras empresas de aviação. O seu sucesso tem sido atribuído à flexibilidade, a menor duração das viagens e a ausência de preços, a NetJets observando as indústrias alternativas desbravou reconstruindo as fronteiras domercado ao se concentrar nos principais atributos que levam as empresas a optar entre alternativas e ao eliminar ou reduzir os demais, sua estratégia de oceano azul, foi oferecer aos seus clientes 6,25% da propriedade de uma aeronave, a ser compartilhada com outros 15 clientes, cada um com direito a 50 horas de voo por ano. Assim passam a desfrutar de viagens de primeira classe com preço de baixo...
tracking img