Dom casmurro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do livro
Bento Santiago, um advogado de meia idade, vive sozinho numa boa casa, em bairro distante do centro do Rio de Janeiro onde é conhecido como Dom Casmurro. Para preencher a vida pacata de viúvo sem filhos, Dom Casmurro resolve contar suas lembranças, isto é, atar as duas pontas da vida, a adolescência e a maturidade. Adolescente, Bentinho descobre-se apaixonado pela menina da casaao lado, a Capitu. Inteligente, com idéias atrevidas, Capitu convence Bentinho a não concordar com o projeto de sua mãe, Dona Glória, senhora viúva e rica, que queria fazê-lo padre. Bentinho tanto se encanta pela firmeza de Capitu quanto fica fascinado por seus cabelos, pelos olhos de ressaca e começa a conhecer as regras do amar. A vida toma o rumo que desejam os apaixonados: depois do seminário,do curso de Direito em São Paulo, casam-se. A vida corre feliz até o dia em que brota o ciúme, de tudo e de todos. A história de amor transforma-se numa história de suspeita de traição. O ciúme faz de Bento Santiago um homem cruel e perverso. Mordido pela dúvida de que o pequeno Ezequiel seja não seu filho, mas de seu amigo Escobar, com que aparenta visível semelhança, impõe a separação à Capitu.Para todos os efeitos, o bacharel rico enviava o filho, acompanhado da mãe para estudar na Suíça. Nunca mais Bentinho encontrou Capitu, que morre na Europa. Só revê o filho uma vez, antes de o rapaz morrer de tifo, numa viagem científica a Jerusalém.

Característica dos Dois Personagens Principais
Bentinho, era um menino inocente e uma personalidade facilmente influenciável, era muitoreligioso e também já mostrava ser ciumento. Ao decorrer da trama há uma drástica mudança na personalidade de Bentinho que recebeu o apelido de Dom Casmurro, ele se torna: dominador, ranzinza, frio, paranóico, psicótico. Assim fazendo juz ao apelido.
Capitu: era uma menina muito curiosa, companheira, inteligente, responsável, de caráter forte, cuidadosa, econômica. Apesar de todas essas qualidadespositivas, Capitu era: obliquam dissimulados e usa disso para manipular Bantinho.

Característica da Escola Literária- Realismo
O realismo foi uma escola literária que combatia os ideais românticos. O surgimento ocorreu enquanto o mundo vivência o nascimento do socialismo e da segunda revolução industrial.
O realismo em Portugal teve como marco inicial a Questão Coimbra (1865) quando se defrontamde um lado os jovens estudantes de Coimbra, atentos ás novas idéias que viam da frança, Inglaterra e Alemanha e de outros, os velhos românticos de Lisboa.
O realismo foi inaugurado em 1881 no Brasil. Neste ano duas obras se destacaram: “O Mulato”, de Luis de Azevedo e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.
Características do realismo: o objetivo aparece como negações dossubjetivos românticos, o universalismo ocupa lugar do personalismo. O sentimentalismo cede terreno ao materialismo. O Realismo se preocupava apenas com o presente, como o contemporâneo.
Como o desenvolvimento das ciências, muitos autores foram influenciados no século XIX, principalmente os naturalistas, donde se pode falar em cientificismo nas obras desse período.
Os autores realistas sãoantimonárquicos e negam a burguesia.
O realismo é uma denominação genérica de uma escola literária que abrange as seguintes tendências:
Romance realista- Narrativa voltada para a análise psicológica que critica a sociedade e partir do comportamento de determinadas personagens, em geral, capitalistas. O romance realista tem caráter documental sendo o retrato de uma época.
Romance naturalista- Marca pelavigorosa analise social a partir dos grupos humanos marginalizados, em que se valoriza o coletivo. O naturalismo apresenta romances experimentais.
Os principais autores foram: Fiódor Dostoiévsky, Leon Tolstói, Charles Dickens, Nikolay Gogol e Eça de Queiróz, Machado de Assis, Raul Pompéia, Visconde de Taunay.
Bibliografia: http://aprovadonovestibular.com/realismo-autores-obras-caracsticas.html...
tracking img