Psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Explique as diferenças entre a psicopedagogia institucional e a clínica e como deveria ser a atuação do psicopedagogo em cada uma destas modalidades.

O trabalho da psicopedagogia institucional é voltado á instituição escolar, ou seja, ouve e orienta todos os profissionais que atuam na escola, visando à melhoria e construções de novas práticas para uma melhor aprendizagem e atuação destesprofissionais. Tem um caráter preventivo no sentido de procurar criar competências e habilidades para solução dos problemas prevenindo futuros distúrbios de aprendizagens dos alunos. Auxiliando o professor e os demais profissionais da escola em questões pedagógica e psicopedagógicas, colabora com a direção para que haja entrosamento entre todos os integrantes da instituição,orienta os pais e socorre osalunos que estejam sofrendo, dependendo qual for à causa. Segundo Maria Lucia Lemme Weiss o trabalho do psicopedagogo deve se prosseguir em diferentes níveis que facilitam e favorecem um resultado eficaz. Mas para iniciar um trabalho psicopedagógico na instituição escolar deve ser feito uma reflexão individual e grupal com todos os integrantes da escola, sobre como se deu sua aprendizagem e comoé que a escola trabalha.
Cooperando com a equipe escolar á transformar a escola em um ambiente de construção de conhecimentos, orientando-os ao o que ensinar como ensinar e para que ensinar. Assim os próprios funcionários refletirão e terão a consciência da importância de um olhar clínico e singular para com as crianças. Especialmente para entender seu aluno que apresenta dificuldade deaprendizagem. O psicopedagogo institucional orienta o educador a elaborar a melhor forma de trabalhar com o aluno. Caso a criança apresente algum distúrbio orgânico, biológico ou algum outro, que fica fora da responsabilidade da instituição escolar, é feito o encaminhamento para um profissional da área pelo psicopedagogo junto à equipe escolar.
Como psicopedagogo institucional deve-se trabalhar junto comeducador para construir junto com ele, detectar as crianças rejeitadas, as que possuem distúrbios, as desatentas, das que retraídas entre outras, e entender a dinâmica do que acontece naquele lugar específico de ensino e aprendizagem. Pois muitas vezes o professor não tem consciência de que seu método de ensino não esta sendo da forma que os alunos aprendem, e a instituição que pode melhorar ascondições da escola.
Já atuação psicopedagógica clínica é por meio do diagnóstico, da intervenção, da orientação individual, grupal e familiar nas questões que envolvem a aprendizagem humana. O aluno deverá realizar atendimento clinico para identificar as causas das dificuldades de aprendizagens. Buscando descobrir qual é a dificuldade que a criança vem apresentando, e identificar os desvios eobstáculos. A criança normalmente tem dificuldades de dizer suas dificuldades, às vezes nem reconhece, mas ao decorrer do processo ela demonstra quando brinca, jogam, desenha, modela, conta e elabora histórias, utilizando linguagens lúdicas.
A partir da queixa, que normalmente é apresentada pelos pais da criança, deve-se iniciar com uma entrevista para organizar o que será feito nas próximas sessões(como honorários e quantidades de sessões) Podendo então no próximo encontro iniciar com a anamnese, que se é quando se colhe os dados desde a gestação, ambientes familiares e escolares e etc. No encontro com a criança iniciará com o EOCA, que são as provas operatórias de Piaget e as provas projetistas, observando, a temática, a dinâmica e o produto. A cada termino de módulos será necessárioregistrar as hipóteses. Quando chegar ao diagnóstico, será marcada uma entrevista com os pais para ser entregue a devolutiva, e por fim cabe aos pais seguir com o tratamento com o psicopedagogo ou o profissional que o psicopedagogo encaminhou seu filho.
O primeiro encontro com a criança deve-se transmitir confiança e respeito, para que encaminhe de forma agradável e favoreça para que ela se envolva...
tracking img