Pcld

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 OBJETIVO

1.1 OBJETIVO GERAL

A pesquisa tem por objetivo implantar o SGA (Sistema de Gestão Ambiental), para encontrar o melhor sistema de custo adequado a empresa reduzir os custos dos copos descartáveis de água e café.

1.2 OBJETIVO ESPECIFICO

• Quantificar o gasto mensal com copos descartáveis;
• Identificar o custo para aquisição para cada funcionário;
• Efetuar umaanálise econômica do investimento;

2 JUSTIFICATIVA

A pesquisa contribuirá para auxiliar a empresa em seu investimento. Assim o presente estudo torna-se útil não só a empresa, mas também aos possíveis empresários e leitores da mesma, que forem realizar um investimento usem de conhecimento aqui expostos para que seja feito da melhor maneira possível, fazendo com que as chances de seobter o retorno desejado aumentem.

3 RESUMO

Com base nos estudos feito na empresa, Açotelha Indústria de Telhas Galvanizadas Ltda, inscrita no CNPJ 04.256.097/0001-59 e Inscrição Estadual, 902.26862-64, situada a Travessa José Estácio Pereira, 65 – Bairro – Barro Preto – São José dos Pinhais – PR, com o objetivo de fazer a substituição dos copos plásticos descartáveis por caneca, com aimplantação do SGA (Sistema de Gestão Ambiental), avaliou-se os custos de aquisição de dois tipos de copos, despesas com lavagem dos copos e os custos ambientais e econômicos. A motivação desse trabalho se concentrou nos impactos ambientais, causados na eliminação dos copos descartáveis, destacando também a consciência ecológica da sociedade. Uma vez que as canecas tem vida útil indeterminada, apenas águae detergente seriam utilizados na sua manutenção. Através da análise, conclui-se que a substituição dos copos plásticos por canecas é totalmente viável economicamente, e uma medida eficaz para a diminuição dos impactos ambientais.

4 REVISÃO BIBLIOGRAFICA

4.1 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

Segundo o site:
http//universoambiental.com.br/novo/artigos_ler.php?canal=6&canallocal=10&acessado em 25/11/2010. O Sistema de Gestão Ambiental, é voltado a resolver, ou prevenir os problemas de caráter ambiental, com o objetivo de desenvolvimento sustentável. Pode-se definir o Sistema de Gestão Ambiental, segundo NBR ISQ 14001, como a parte do sistema de gestão que compreende a estrutura organizacional, as responsabilidade, as práticas, os procedimentos, os processos e recurso paraaplicar, elaborar, revisar e manter a política ambiental da empresa. O processo de implementação de um sistema de Gestão consta em 4 fases:

1-Definição e comunicação do projeto ( gera-se um documento de trabalho que irá detalhar as bases do projeto para a implementação do SGA );

2-Planejamento do SGA ( realiza-se a revisão ambiental inicial, planejando-se o sistema );

3-Instalação do SGA (realiza-se a implementação do SGA );

4-Auditoria e certificação.

Uma vez implementado o SGA, pode-se tramitar sua certificação.
Qualquer empresa pode implementar o SGA.
O Sistema de Gestão Ambiental permitem as empresas de forma imediata:

• Segurança, na forma de redução de riscos de acidentes, de sanções legais;
• Qualidade dos produtos, serviços e processos;
• Economia e/ouredução no consumo de matérias-primas, água e energia;
• Mercado, com a finalidade de captar novos clientes;
• Melhoria na imagem.

4.2 RESÍDUOS SÓLIDOS – PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS

Segundo o site:
http://www.compam.com.br/re, plásticos artefatos fabricados a partir de resinas ( polímeros ) geralmente sintéticas e derivados do petróleo. Quando o liso é depositado nos lixões, osprincipais problemas relacionados ao material plásticos provem da queima indevida e sem controle. Quando a disposição é feita em aterros, os plásticos dificultam a sua compactação e prejudicam a decomposição dos materiais biologicamente degradáveis, pois criam camadas impermeáveis que afetam as trocas de líquidos e gases gerados no processo de biodegradação da matéria orgânica.
Sendo assim, sua...
tracking img