Psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A psicopedagogia é uma área do conhecimento humano que estuda o comportamento do ser humano tentando compreender deficiências de aprendizagens existentes em alunos que têm o processo de aprendizagematrasado em relação aos outros alunos da classe, pois nem todos conseguem avançar igualitariamente, esse processo exige dos profissionais de educação tomar decisões que venha a contribuir para odesenvolvimento e aprendizagem da criança. Para isso o professor precisa ter o cuidado de trabalhar transmitindo muito amor, carinho e com muita dedicação, pois a relação professor-aluno tem que ser tantoprofissional como afetiva por se tratar de um contato diário.
Seria puramente reducionista limitar o significado de psicopedagogia detendo-se apenas à junção da psicologia com a pedagogia, pois essaárea tem como perspectiva a interdisciplinaridade, ou seja, além das áreas já citadas temos a contribuição da: Fonoaldiologia, a Neurologia, a Sociologia, a Fisiologia e a Medicina. “a psicopedagogianasceu da necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem e se tornou uma área de estudo específica que busca conhecimento em outros campos e cria seu próprio objeto de estudo.”(Bossa, 2000, p.23). Essas teorias que envolvem a psicopedagogia servem para atender às necessidades individuais de aprendizagem dos alunos fazendo com que possa diminuir o fracasso escolar. O trabalhodesse profissional tanto pode ser preventivo, clínico, terapêutico como de treinamento, sendo que seu campo de atuação pode ser em escolas, empresas, clínicas e hospitais, tendo como finalidadecompreender o processo de aprendizagem para assim diagnosticar e tratar os obstáculos que limitam a possibilidade de aprender.
Para que essas deficiências possam ser diagnosticadas é preciso à observaçãodas diferentes dimensões do processo de aprendizagem que podem ser elas: orgânica, cognitiva, emocional, social e pedagógica; pois são diversos os fatores que possam dificultar a aprendizagem eles...
tracking img