Energia nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Energia nuclear

O que é energia nuclear?

É a energia presa dentro do núcleo de cada átomo. Uma das leis da natureza é que a energia não pode ser criada nem destruída, mas apenas mudar a forma.A massa dos corpos pode ser transformada em energia através da fórmula E = mc², criada por Albert Einstein. Os cientistas usaram a fórmula de Einstein para descobrir a energia nuclear e construirbombas atómicas.

Tipos de reações nucleares
Ø

Fusão nuclear significa juntar pequenos núcleos de forma a constituir um núcleo maior. O sol usa a fusão de átomos de hidrogénio para obter outrocomposto químico: o hélio. A fusão nuclear liberta luz, calor e radiação.

Tipos de reações nucleares
Ø

Fissão nuclear significa separar o núcleo dos átomos. Quando isto acontece dá-se umatremenda reação química libertando grande quantidade de energia luminosa e calorífica. Se a fissão nuclear for brusca, ocorre uma explosão criando-se assim a bomba atómica.

Energia nuclear como fonte deenergia elétrica
Quando o núcleo do átomo é separado lentamente, a energia gerada pode ser transformada em energia elétrica. A fissão do átomo de urânio é a principal técnica empregada para a geraçãode eletricidade em usinas nucleares. Segundo a WNA (Associação Nuclear Mundial, da sigla em Inglês), hoje, 14% da energia elétrica no mundo, é gerada através de fonte nuclear.

Energia nuclear noponto de vista destrutivo

Energia nuclear no ponto de vista






Em 1941, depois do ataque do Japão à base americana de Pearl Harbor, os EUA entram na II Guerra Mundial. Em 1942, LeslieGroves assumiu o “Projeto Manhattan”, programa nuclear americano com a missão de viabilizar rapidamente bombas atômicas para usar na guerra. Em Los Alamos, centenas de cientistas desenvolveram abomba para os EUA. O primeiro teste foi em 1945, depois da rendição da Alemanha.

destrutivo

Energia nuclear no ponto de vista destrutivo
A bomba “little boy” lançada em 6 de agosto de 1945 em...
tracking img