Metilpredinisolona

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FARMACO DE ADMINISTRAÇÃO VIA PARENTERAL – METILPREDNISOLONA
USOS VO, IM E IV
CLASSE FARMACOLOGICA Corticosteroide
MECANISMO DE AÇÃO O complexo receptor-glucocorticoide vai para o núcleo celular e provoca algumas alterações no DNA, que estimulam ou reprimem determinadas sínteses de proteínas dos órgãos. Altera assim a resposta imunológica e produção de mediadores de inflamação.Diminui a inflamação por supressão da migração de leucócitos polimorfonucleares e reversão do aumento da permeabilidade capilar. Suprime o sistema imune por diminuir a atividade e o volume das células do sistema linfático. Em altas doses, suprime a função adrenal. A sua ação antitumoral parece estar relacionada à inibição do transporte de glicose, da fosforilação, ou da indução da morte celular delinfócitos imaturos. Efeitos antieméticos parecem ocorrer por bloqueio das conexões cerebrais ao centro do vômito por inibição da síntese de prostaglandinas.
http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM%5B25521-1-0%5D.PDF

AÇÕES TERAPEUTICAS Antiinflamatorio, imunossupressor
INDICAÇÕES TERAPEUTICAS Insuficiencia adrenocortical aguda ou primaria crônica, síndrome adrenocortical, doençasalérgicas, doenças do colágeno, anemia hemolítica adquirida, anemia hipoplásica congênita, trombocitipenia secundaria em adultos, doenças reumáticas, linfomas em adultos e de leucemia aguda em crianças). Estados edematosos. Doenças gastrintestinais (para ajudar o paciente a superar períodos críticos em colite ulcerativa e enterite regional). Triquinose com comprometimento miocárdico.http://www.misodor.com/FARMACOM/

VEICULOS COMPATIVEIS Excipientes: macrogol 4000, cloreto de miristil-gama-picolinio, agua para injetáveis. Se desejado, pode-se diluir essa solução com quantidades adequadas de dextrose a 5% em água, solução salina isotônica ou dextrose a 5% em cloreto de sódio a 0,45% ou 0,9%.
http://www4.anvisa.gov.br/BularioEletronico/default.asp

INCOMPATIBILIDADES DE As interaçõesfarmacocinéticas são potencialmente criticas e podem interagir com outras medicações, como ciclosporina, VEICULOS E FARMACOS fenobarbital, fenitoína, rifampicina, antibióticos macrolídeos, antifúngicos triazólicos bloqueadores de canais de cálcio, troleandomicina, cetoconazol, ácido acetilsalicílico e anticoagulantes orais.
http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM[26045-1-0].PDF
ex.Ciclosporina – inibição mutua dos metabolismos (possível potencialização das reações adversas associadas com o uso da droga (há relatos de convulsão).
Fenobarbital, Fenitoina, Rifampicina – possível aumento da depuração da metilprednisolona, sendo necessárias maiores doses para alcançar a resposta desejada.
Acido acetilsalicílico – possível aumento da depuração dessa droga em altas doses, o quepode diminuir o nível sérico de salicilato ou aumento do risco de toxicidade salicílica quando a metilprednisolona for retirada.
AINEs e álcool – possível aumento da incidência ou da gravidade da ulceração GI.
Contraceptivos orais (estrogênios) – possíveis aumentos de meia-vida e da concentração dos corticosteroides e redução da depuração.
Ref. AME 2007/2008 pag.548


CONTRA-INDICAÇÕESHipersensibilidade a droga, aos outros corticosteroides ou a qualquer dos componentes da formulação.Infecções ativas sem controle (exceto em pacientes que estejam recebendo tratamento para meningitetuberculosa). Micoses sem controle e algumas viroses em evolução (principalmente herpes na zona ocular). Gota. Ulceras ativas (gástrica ou duodenal). Estados psicóticos. Hipotiroidismo. Cirrose alcoolicacom ascite. Hepatite aguda (vírus A, B ou não-A, não-B). Vacinas de vírus vivos. Use cuidadosamente nos casos de estresse (cirurgia, infecções; podem requerer doses suplementares), infecções potenciais (o uso da medicação pode mascarar os sinais de febre ou inflamação), tuberculose ativa (fulminante ou disseminada), insuficiência renal, glomerulonefrite aguda, nefrite crônica, diverticulite,...
tracking img