Psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 78 (19431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A MODERNIDADE DE HOJE, MARCADA POR GIGANTESCAS MUDANÇAS, VEM NOS EXIGINDO UM COMPORTAMENTO QUE ESTAMOS MOLDANDO. O TEMPO NOS TEM PROPICIADO UM MOMENTO ADEQUADO PARA UMA REFLEXÃO. ESSA OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO NOS VEIO ATRAVÉS DO PRESENTE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ, REALIZADO ATRAVÉS DO ESTÁGIOCLÍNICO COM UMA CRIANÇA DE 11 ANOS, QUE NOS FOI ENVIADO COM A QUEIXA DE DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO.
O objetivo desse trabalho através do estágio é avaliar, aplicar, diagnosticar e encaminhar o processo corretor adequado. A nossa investigação se dará através da EOCA (Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem), instrumento de grande importância no processo avaliativo.
É apartir da EOCA que daremos início em nossa pesquisa, formulando assim o primeiro sistema de hipóteses. Em seguida, aplicaremos as provas do diagnóstico operatório, técnicas projetivas, instrumentos musicoterápicos entre outras atividades para formular o segundo sistema de hipóteses.
A partir do que foi explanado acima nos encaminharemos para a investigação histórica com a anamnese, ondeprocessaremos os dados para o terceiro sistema de hipóteses elaborando assim o diagnóstico.
Portanto, nosso objetivo com este trabalho, é o aprimoramento de nossos estudos, como também constatar através de instrumentos apropriados se realmente procede tal queixa. Contribuindo assim, com o processo de aprendizagem não só individual de cada uma de nós, como do sujeito.1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA



PSICOPEDAGOGIA




“Anteriormente, psicopedagogia significava o conhecimento e o estudo do sujeito individual, enquanto educação significava o conhecimento da comunidade, da sociedade. (...) conhecer verdadeiramente como o sujeito aprende é um conceito revolucionário, no sentido de aceitar o sujeito como ele é, fazercom que este sujeito aprenda de verdade, não fazendo de conta. (VISCA,1991, p.14)


A psicopedagogia surgiu no Brasil na década de 70 com o aumento dos problemas de aprendizagem. Nesse período surgiram vários grupos e cursos de especialização estudando as dificuldades de aprendizagem. Nos anos 80 a psicopedagogia passa a se preocupar também com a forma preventiva.
Na década de90, os cursos de especialização em Psicopedagogia (lato sensu),multiplicaram-se e, atualmente, a Associação Brasileira de psicopedagogia (ABP), tem sido responsável por dar contorno à pratica psicopedagógica no Brasil.


“Historicamente, a Psicopedagogia nasceu para atender a patologia da aprendizagem, mas ela se tem voltado cada vez mais para uma açãopreventiva, acreditando que muitas dificuldades de aprendizagem se devem à inadequada Pedagogia institucional e familiar. A proposta da Psicopedagogia, numa ação preventiva, é adotar uma postura crítica frente ao fracasso escolar, numa concepção mais totalizante, visando propor novas alternativas de ação voltadas para a melhoria da prática pedagógica nas escolas” (Bossa, 2000, p.31)


Apsicopedagogia integra vários conhecimentos originários da Epistemologia Genética, da Psicologia Social e da Psicanálise. Suas teorias mais expressivas são:


Psicopedagogia Operativa - Sara Paim
Epistemologia Convergente - Jorge Visca
Psicopedagogia Clinica - Alicia Fernandez


A psicopedagogia é uma área de conhecimento que atua no processo de aprendizagem. Seu objetivoé estudar o sujeito que aprende. Ela não atua na aprendizagem somente no espaço escolar ou somente em um determinado período da vida, mas sim em todos os lugares e em qualquer idade.
O psicopedagogo deve ter um olhar amplo sobre as causas das dificuldades de aprendizagem. Deve-se compreender como ocorre o processo do aprender olhando sempre o sujeito na sua integralidade e não apenas sobre...
tracking img