Germiinal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme Germinal foi produzido em 1993, é baseado em no romance francês Germinal de Émile Édouard Charles Atoine Zola, de 1881. O cenário é uma pequena vila de trabalhadores de minas dominada porextrema miséria econômica e muita degradação humana. Na década de 1980 o fechamento de muitas minas de carvão da Inglaterra, principal pólo de sustentação econômica em várias cidades, gerou uma fortecrise entre os trabalhadores.
Comparando-o com as obras literárias observamos de imediato que o mesmo trata de centraliza-se no movimento realista - naturalista. A objetividade com relação às tomadas dedecisões, os ideais propostos que eram votados para a massa popular, deixa bem claro essa verdade.
Podemos falar também que o filme, assim como nas obras naturalistas a razão prevalecia muito asemoções, a arte de modificar a realidade era vista injustamente pelo poder dominante. Os próprios funcionários da mina sempre questionavam seus direitos perdidos, porque para a classe burguesa issonão valeria de nada. Seus objetivos financeiros estavam acima dos propósitos dos trabalhadores.
As personagens sofrem influências dos intelectuais da Europa, o simples modo de vida da classe operáriamuda a partir dessas novas ideais: teoria cientificistas, positivismo, evolucionismo e o determinismo . .
Os escritores desse período procuram descrever com maior realidade os costumes e as relaçõesentre os seres humanos. A luta dos trabalhadores mineiros foi o marco inicial para aquisição de uma política de igualdade.
O que prevalecia na época era a dominância de uma classe sobre a outra. Acidadania ameaçada pelas relações de produção fizera com que um grupo social não mais aceitasse passar necessidades e privações pela falta de igualdade. Aqui percebemos uma característica típica dasobras realistas-naturalista: a burguesia dominando sobre o assalariado. Os primeiros vives das regalias do trabalho escravo dos mais fracos. Não muito diferente do que é apresentado em nosso atuais...
tracking img