Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade
Teoria das Organizações I

Antecedentes Históricos da Administração
Antecedente histórico da Administração trata-se de uma história recente, com desenvolvimento lento e que teveinício apenas em meados do século XX. A história da Administração foi influenciada por muitas correntes.
Influência dos Filósofos:
A administração recebeu influência da Filosofia desde os tempos daAntiguidade.
Sócrates, filósofo grego, em sua discussão com Nicomaquides expõem seu ponto de vista sobre a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.Platão, analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em uma de suas obras, expõe a forma democrática de governo e de administração dosnegócios públicos.
Aristóteles, deu impulso inicial a Filosofia, Cosmologia, Nosologia, Metafísica, Lógica e Ciências Naturais, abrindo as perspectivas do atual conhecimento humano.
Francis Bacon,filósofo e estadista inglês e fundador da Lógica Moderna baseada no método experimental e indutivo, mostra a preocupação prática de se separar experimentalmente o que é essencial do que é acidental ouacessório. Bacon antecipou-se ao princípio conhecido em Administração como Princípio da Prevalência do principal sobre o acessório.
René Descartes, filósofo, matemático e físico francês, considerado ofundador da Filosofia Moderna, criou as coordenadas cartesianas e deu impulso à Matemática e à Geometria da época.
Thomas Hobbes, filósofo político inglês, defende o governo absoluto em função de suavisão pessimista da humanidade.
Jean-Jacques Rousseau, desenvolveu a teoria do Contrato Social: o Estado surge de um acordo de vontades. Rousseau assevera que o homem é por natureza bom e afável ea vida em sociedade o deturpa.
Karl Marx e Friedrich Engel, propõem uma teoria da origem econômica do Estado.
Com a Filosofia Moderna, a Administração deixa de receber contribuições e...
tracking img