Psicopedagogia Institucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A Psicopedagogia constitui-se em uma justaposição de dois saberes, psicologia e pedagogia,que vai muito além da simples junção dessas duas palavras. Isto significa que é muito maiscomplexa do que a simples aglomeração de duas palavras. É uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana, sendo seu objeto de estudo o ser em processo de construção do conhecimento. Surgiu noBrasil devido ao grande número de crianças com fracasso escolar e de a psicologia e a pedagogia, isoladamente, não darem conta de resolver tais fracassos.
O psicopedagogo é o profissional queprocurará compreender as mensagens, muitas vezes implícitas, sobre os motivos que levam as pessoas a obterem resultados insuficientes ao esforço aplicado em sua busca pela aprendizagem, seja elasistemática ou não, busca decifrar como ocorre o processo de construção do conhecimento nos indivíduos.  Podendo assim identificar o que possa estar dificultando a aprendizagem, atuar de maneira preventiva paraevita-la e obter estratégias e ferramentas que possam facilitar esse aprendizado.
Ele pode ser um psicopedagogo clínico, cujo trabalho é feito em uma clínica psicopedagógica ou em uma instituição. Nocaso de uma instituição, estaremos falando de Psicopedagogia institucional. A intervenção do psicopedagogo pode ser de forma preventiva, detectando as dificuldades e promovendo sugestõesmetodológicas, orientação vocacional, educacional e ocupacional ou de forma terapêutica. Seja em escolas, identificando alunos com dificuldades ou em hospitais, elaborando diagnósticos das pessoas internadas.Também pode trabalhar em centros comunitários, em consultórios ou orientando pessoas quanto ao processo de aprendizagem. 
Neste trabalho explanaremos um pouco mais sobre o profissional psicopedagogoinstitucional com ênfase na instituição escolar, citando um caso clinico.






CONCLUSÃO

Neste trabalho revisamos o papel do psicopedagogo que vai do ambiente clinico ao institucional, desde...
tracking img