Psicopedagogia institucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa compreender a práxis da psicopedagogia institucional que considera as dificuldades e queixas apresentadas como possíveis resultantes de uma dinâmica de funcionamento interna – escolar – e externa – familiar, cultural e social, evidenciando as relações estabelecidas entre os sujeitos envolvidos no ato pedagógico.
A psicopedagogia institucional é uma área queestuda o processo ensino/aprendizagem e pode contribuir com a escola na missão de resgate do prazer no ato de aprender.
A psicopedagogia
“Seria a área de atuação mais indicada para atender as crianças com problema para aprender, porque oferece uma ação multidisciplinar e conta com um acervo de técnicas de diagnóstico e tratamento em suas raízes.” (SCOZ, 2009, p. 160)
O psicopedagogo nainstituição de ensino é um profissional qualificado que está apto para trabalhar na área da educação dando assistência aos professores e outros profissionais da instituição para melhoria das condições do processo de ensino – aprendizagem.

1 METODOLOGIA

A instituição pesquisada é a Escola Municipal M.E.C.L. situada na periferia da cidade de Anápolis, que atende o ensino fundamental nos períodosmatutino, vespertino e EJA no noturno, com aproximadamente 1.200 alunos matriculados.
A metodologia utilizada foi de coletas de dados, observação de campo, estrutura física e dinâmica das atividades, com questionários para diretora, e professores, a mesma de caráter qualitativo.

2 ANÁLISE DA INSTITUIÇÃO

Este estudo é fruto do estágio supervisionado em psicopedagogia clínica e institucional,tendo por pesquisa a Escola Municipal M. E. C. L. que foi construída na quadra 46 com uma área de 6.050,00 com frente de 112,00m com mais 02 chanfros de 7,07m cada, para a Rua Aderbal Cunha; L. Direito 40,00m para a rua sem denominação; L. Esquerdo: 40,00m para a rua sem denominação.
Sendo autorizada pela Resolução de Funcionamento nº. 319/97 – Conselho Estadual de Educação, com lei de denominaçãode nº. 2.271 de 27 de março de 1995 que a partir da presente data foi autorizada para ministrar Educação Pré - Escolar e Ensino Fundamental de 1º ao 9º Ano.
A Unidade Escolar foi construída em 1995 pelo prefeito da época, tendo a mesma recebida o nome em homenagem à sua filha M. E., formada em Economia, funcionária pública a qual faleceu aos 34 anos vítima de Aneurisma cerebral.
Os moradores doC. F. M. é composta por uma população grande e heterogênea. Em termos sócio-culturais, a população é carente e não possui escolaridade. A maioria não concluiu a 2ª (segunda) fase do Ensino Fundamental. Encontra-se na escola muitos alunos que ficam aos cuidados dos avôs, ou outros parentes, pois os pais partiram para outros países em busca de trabalho. Essa situação gera alguns problemas nacondução do processo educativo familiar, pois em muitos casos a criança demora a se adaptar a nova situação, acarretando problemas quanto ao rendimento escolar, devido à ruptura gerada frente a essa nova situação.
As relações profissionais na instituição escolar apresentam um perfil bastante diferenciado. A humanização das relações como processo para a aprendizagem não é só do aluno, mas do grupo como umtodo, o que necessita de uma proposta que possa dirigir o olhar para a mudança nas relações dentro da instituição no sentido de mobilizar o grupo a seguir em outras direções buscando mudanças, desafiando o grupo a pensar e a reagir de forma mais elaborada frente aos desafios.

2.1. OBJETIVOS

A sociedade brasileira é o que se pode chamar de uma sociedade plural. É formada por diferentesetnias, grupos e culturas, por imigrantes de diversos países, por variados grupos de imigrantes que formam novas e diferenciadas relações sociais. Entretanto, a convivência entre grupos diferenciados nos planos sociais e culturais, é muitas vezes marcada pelo preconceito e pela discriminação. A escola busca a construção de uma sociedade mais justa, onde todos possam usufruir de seus direitos, onde...
tracking img