Psicopedagogia institucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO (Lato Sensu) EM PSICOPEDAGOGIA
DISCIPLINA: PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL


Por:Taís de Amorin Bon

Rio de Janeiro - 2011

Para obter uma compreensão do processo de aprendizagem humana e de suas alterações, precisamos integrar os conhecimentos de várias ciências e a essa integração damos o nome de Psicopedagogia. Diferente do que muitosacreditam sua atuação não se dá apenas em escolas como auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem, mas também em clinicas terapêuticas a fim de solucionar problemas e em instituições (empresas) como prevenção de possíveis conflitos.
A partir da diversidade de atuação da psicopedagogia, podemos encontrar alguns pensamentos semelhantes e outros divergentes sobre esse tema, podemos percebertal fenômeno ao analisar dois textos sobre psicopedagogia institucional, sendo um em instituição escolar, que tem como objetivo buscar uma base para a construção de autonomia e da melhoria das relações com a aprendizadem em um grupo de educadores, e outro em empresa, buscando um redimensionamento psicológico nos espaços corporativos vitimados pelo assédio moral.
Ambos os textos se baseiamem uma atuação de caráter preventivo, defendem que é preciso ter uma relação entre os lideres e os liderados, seja na empresa entre empregador e empregado ou na escola entre professor e aluno. Um dos textos posiciona a psicopedagogia “como a disciplina mais bem preparada para intervir nos conflitos socioculturais de caráter danoso nas relações horizontais e verticais entre empregados eempregadores.” No meio escolar, dá importância ao acompanhamento do processo de desenvolvimento do educando, colocando como desafio estar acompanhando-o permanentemente. Hoje o que vemos são muitos lideres querendo tirar vantagem sobre seus subordinados, num estilo autocrático onde apenas ele é detentor do poder/razão, enquanto ser líder é dirigir e influenciar os membros de uma organização e nãonecessariamente ser a única razão, de acordo com o que vimos no texto a melhor maneira é sendo democrático, ou seja, havendo uma relação entre todos os envolvidos na instituição.
Entende-se que essa relação também pode influenciar a construção do indivíduo, uma vez que os textos o percebem como um ser histórico, na relação em “estar no mundo e com o mundo”, ele é o resultado da interação entreindivíduos, grupos, classes. O meio em que vivemos acaba por influenciar nossa maneira se sentir e agir, desde muito pequenos sobre colocados diante da sociedade, inicialmente na família, e desde então somos ensinados que existem diferentes maneiras de agir cabendo a cada um seguir por aquilo que lhe convém.
O texto sobre a empresa acredita que apenas uma intervenção multidisciplinar, coordenada porprofissionais da área de educação, pode se mostrar capaz de evoluir o ambiente de forma global, enquanto que na escola os educadores entenderam que o ambiente em que acontece o processo de aprender e ensinar poderia se organizar para favorecer que os diversos conhecimentos trabalhados fossem usados por seus educandos de forma interdisciplinar.
Vemos assim que a psicopedagogia não se dáapenas em uma atuação clínica com foco nas questões emocionais de um único indivíduo mas também é um recurso para possibilitar um novo olhar as variadas questões que envolvem a relação humana e um determinado ambiente.

| | |

Parte superior do formulário
RevistaPsicopedagogia
versão ISSN 0103-8486
Rev. psicopedag. vol.26 no.80 São Paulo  2009
 
ARTIGO
 
Intervenção psicopedagógica nas empresas: a relevância da construção de métodos profiláticos e assertivos que visem à erradicação do fenômeno assédio moral
The Psychopedagogy intervention at corporation: the importance about building cognitive instruments to face any kind of "bullying"
 Márcia...
tracking img