Psicopatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 9 – Funções Psíquicas elementares e suas alterações.
Advertências: As limitações de uma psicopatologia das funções psíquicas.
Função Psíquica é um procedimento essencialmente artificial, pois podem ocorrer enganos e simplificações inadequadas.
Eugene Minkowski em 1966 questiona se o objetivo da psicopatologia seria o estudo se sintomas isolados, atomizado e cindido ou se, de fato, nãoseria mais adequado um projeto de estudo holístico, globalizante, da pessoa que adoeceu.
O que conta não são os sintomas e sinais, mas, sobretudo, o fundo mental e inter-humano do qual eles procedem e no qual se realizam, e que, afinal, determinam a sua significação, o seu sentido.
Minkowski critico a patologia como apenas a descrição mecânica e irrefletida dos sintomas, um exercíciosclassificatório e vazio, sem indicar o essencial, ou seja, a significação dos fenômenos.
A psicopatologia trabalha em uma relação dialética fundamental entre o conhecimento do elementar e o do global, da inserção de estruturas básicas em estruturas totalizantes que redimensionam constantemente o sentido de tais estruturas básicas.
Função psíquica no exame do estado mental atual.
Funções mais afetadasnos transtornos PSICORGANICOS consciência, atenção, orientação, memória, inteligência e linguagem (também nas psicoses).
Funções mais afetadas nos transtornos afetivos, neurológicos e de personalidade afetividade, vontade, psicomotricidade e personalidade.
Funções mais afetadas nos transtornos psicóticos senso percepção, pensamento, vivencia do tempo e do espaço, juízo de realidade, vivencia doeu.

Cap. 10 – Psicopatologia e Semiologia dos transtornos Mentais.
Definições Básicas: Relação do conhecimento com o termo consciência – com + conhecer, indicando conhecimento compartilhado. Na língua portuguesa existe pelo menos 3 significados:
1) Consciência: No sentido de estado vigil, acordado, lúcido.
2) Consciência: Relação do meio e ambiente está em contato com a realidade,conhecer, perceber os objetos.
3) Consciência: Capacidade de tomar ciência dos deveres éticos e assumir responsabilidade.
Neuropsicologia da consciência: Moruzzi e Magoum na década de 40, afirma que a capacidade de estar desperto e agir conscientemente depende da atividade do tronco cerebral e do diencéfalo encontrando grande influência sobre o hemisfério cerebral, ativando e mantendo tônusnecessários para seu funcionamento normal.
A atividade mental consciente esta relacionada ao reconhecimento próprio corpo, dos objetos e do mundo.
Campo da Consciência: Segundo a psicopatologia clássica, é na margem da consciência que surgem os chamados automatismos mentais e os estados ditos subliminares.
O inconsciente: Conclusão de Freud existem 2 classes de inconsciente.
* O inconscienteverdadeiro: incapaz de consciência.
* O pré-consciente: composto por representações, ideias e sentimentos suscetíveis podendo ser evocados por esforço voluntario.
Características funcionais do inconsciente: Para Freud, o sistema inconsciente funciona regido pelo prazer por intermédio do processo primário em forma de condensação e deslocamento.
1) Atemporalidade No inconsciente não existetempo; ele é atemporal. Os processos inconscientes não são ordenados temporalmente.
2) Isenção de contradição Não há lugar para negação ou dúvida. Tudo é absolutamente certo, afirmativo.
3) Principio do prazer Toda a atividade de inconsciente visa evitar o desprazer e proporcionar o prazer, independentemente de exigência éticas ou realistas.
4) Processo primário Uma ideia pode cedere outra toda a sua cota de energia (processo de deslocamento) ou pode apropriar-se de toda energia de vários outras ideias (processo ou condenação).
Caráter Dinâmico: Esse caráter dinâmico verificou-se simultaneamente pelo fato de encontrarmos uma resistência para chegarmos ao inconsciente e pela produção renovada dos derivados do recalcado.
Alterações normais da consciência: Divide-se as...
tracking img