Psicopatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução............................................................................

Caracterização da Instituição ..............................................

Descrição das Atividades Desenvolvidas...........................

Discussão do Grupo.............................................................

Conclusão.............................................................................

Referências Bibliográficas...................................................

Anexos...............................................................................

Introdução

Este relatório tem como finalidade relatar sobre as visitas na instituição do CAIA (Centro de atendimento infantil e adolescente) localizado na cidade de Mogi Guaçu, discutindo sobre osobjetivos do roteiro da primeira e segunda visita.
O CAIA tem como principal objetivo o atendimento especializado dirigido à criança e ao adolescente até 15 anos incompletos, com alterações emocionais.
A instituição oferece atendimento com psicoterapia, individual ou em grupo, atendimento de orientação aos pais, grupo de orientação aos pais, e grupo de gestantes.
Segundo Amarante (2007), omomento de crise vivido pelo indivíduo pode ser resultado de muitos fatores que envolvem a família, vizinhos e amigos, ou seja, de uma situação muito mais social do que biológica ou psicológica e são por esses motivos também que trata-se de um processo social.
Na segunda visita fomos a instituição com o objetivo de questionar os fenômenos psicopatológicos presentes na unidade,as psicólogas nospassaram informações sofre as patologias mais freqüentes, e a compreensão das mesmas de forma distintas, cada qual nos relatando de acordo com a sua abordagem norteadora.
´´A psicopatologia, em uma acepção mais ampla, pode ser definida como o conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento mental do ser humano``(Dalgalarrondo, p.23).

Já em nossa terceira visita, fomos ao CAIA investigarquais as estratégias de cuidados que derivam das concepções do fenômeno psicopatológicos, conseqüentemente, tivemos as repostas através do relatos das psicólogas que nos passaram todas as estratégias utilizadas durante o plano terapêutico.

Caracterização da Instituição

O CAIA se localiza na cidade de Mogi Guaçu no bairro Bela Vista próxima a região central e é administrada pela Secretaria daSaúde da cidade. Sua estrutura física é uma casa comum (com quartos, salas, cozinha, banheiro, garagem e lavanderia) sem nenhuma placa externa identificando o local como um serviço público, porém ao entrar é possível ver uma pequena placa ao lado da porta principal com uma identificação. Na frente da casa existe uma praça bem ampla.
Os cômodos da casa foram transformados em consultórios e até agaragem foi adaptada para atender as necessidades e demandas do serviço. A principal atividade exercida pelo CAIA é o atendimento clínico/ambulatorial. O CAIA oferece atendimento de crianças e adolescentes até 15 anos incompletos, individual ou em grupo; atendimento de orientação a pais; grupo de orientação a pais; grupo de gestantes em parceria com o CAM (Centro de Atendimento a Mulher).
Antes doCAIA atender nesse local, o atendimento era feito no Hospital Municipal da cidade, juntamente com o CAPS II. Foi no ano de 2006 que aconteceu a separação do CAPS com o Caia, sendo que primeiramente o CAPS saiu do Hospital Municipal e posteriormente o CAIA.
A equipe que compõe o CAIA são: 5 psicólogas, 2 recepcionistas e 1 serviço gerais. Também tem uma psicopedagoga que atende na sexta-feira. Apsicóloga Juliana salientou a importância e a falta de uma Assistente Social. Antes a equipe também contava com um psiquiatra Dr. José Muniz Jr., mas ele não era especialista em psiquiatria infantil, e atualmente não faz mais parte da equipe. A psicóloga Juliana falou que é muito difícil achar profissional com essa especialidade, pois está em falta na rede.
Já houve um projeto de transformar o...
tracking img