Psicopatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A AVALIAÇÃO DO PACIENTE
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais.2 ed., Porto Alegre: Artemed l, 2008, p.61.
 
 

Os sinais e os sintomas compõem os quadrosclínicos das doenças mentais. São eles que permitem o diagnóstico e o prognóstico dos quadros clínicos.
A avaliação do paciente em psicopatologia é feita por meio da entrevista e da observação cuidadosa- principal instrumento de conhecimento psicopatológico.
A entrevista exige técnica para se obter informações que subsidiam o diagnóstico clínico e o tratamento adequado e permite a realização dedois aspectos da avaliação: anamnese e exame psíquico.
Anamnese-
Histórico dos sinais e dos sintomas que o paciente apresenta ao longo de sua vida, antecedentes pessoais e familiares, família e meiosocial.
A esses dados são acrescentados o exame psíquico ou exame do estado mental atual.
Aspectos relevantes sobre a técnica de entrevista em psicopatologia:
No primeiro plano da clinicapsicopatológica estão colocadas as intuições, o contato e as trocas afetivas constitutivas da relação entre o médico e o paciente.

O psicopatólogo deve relacionar-se de modo afetivo com o paciente e refletircom ele, escolhendo o nível mais favorável para a comunicação e a compreensão.
Neste sentido o uso do termo simpatia – em portuguê; einfühlung - em alemão; e empathy- em inglês; significa, narelação entre o médico e o paciente, uma troca afetiva diferente da neutralidade benevolente caracteriza o exame psicopatológico como um encontro psicoterápico e não somente uma estratégia diagnóstica.
Noexame psiquiátrico, mais que em qualquer outro, a relação medico paciente deve constituir-se em um encontro que retire o paciente da posição de objeto de observação clínica.
Deste fato resultamalgumas conseqüências, a saber:
A- O movimento de investigação deve ser longo e minucioso.O registro dos sintomas visa compreender o seu lugar na economia geral da vida psíquica do individuo.A...
tracking img