Freelancers

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































Questões propostas:



01. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratarprofissionais sem vínculos formais. Baseado nesta constatação responda: Como este tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Ao analisar o termo “Burocracia” pode-se trazer várias concepções como: excesso de normas e regulamentos, limitação da iniciativa, desperdício de recursos e ineficiência generalizada dos organismos estatais e privada. As organizações burocráticasseguem a lógica estatal, isto é, comandadas pelo Estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade. Já empresas como a IBM são transnacionais, obedece apenas a lógica do capitalismo, não tem vínculos com o país que está instalado e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos: estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas. 

02. Consideradas como empresas de vanguarda,as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e osmodelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

IBM - Cada “ibmista”, ou empregado da IBM, deve sentir-se intimamente relacionado aos resultados da divisão onde trabalha e luta pelos objetivos da mesma em uma atitude competitiva. Descentraliza-se a empresa, devendo o empregado inserir-se totalmente na divisão onde trabalha. A fim de estimular-se estainserção, bem como a absorção de novos valores e criação de novas atitudes, como a participativa, a “obsessão interna pela qualidade”, assumir riscos, a implementação do MDQ (Market Driven Quality), para superar-se resistências a mudanças, como o fim do estilo de gerência paternalista, utilizam-se de elementos da cultura paternalista, utilizam-se de elementos da cultura organizacional da empresa, em umprocesso de re-socialização dos empregados, a partir de novos significados que foram estabelecidos na mudança de paradigma.
Facebook - Apontada como uma das mais inovadoras do mercado possui modelo de gestão bem mais flexível e enxuto. É uma empresa em que os colaboradores são incentivados a serem autogerenciáveis, e terem liberdade para resolver seus problemas com mais autonomia. Essa liberdadepermite com que as pessoas desenvolvam sua criatividade, e promovam a inovação.
Google - A Google foi fundada com base na idéia de que o trabalho deve ser um desafio e que o desafio deve ser divertido. Acreditam que as coisas boas e criativas acontecem mais facilmente quando se adota a cultura empresarial certa – e não estão a falar apenas de candeeiros de lava e bolas de borracha. A ênfase dadaaos feitos da equipe e o orgulho nos êxitos individuais contribui para o êxito global da empresa. Dão muito valor aos seus colaboradores – pessoas enérgicas e apaixonadas das mais variadas procedências, com abordagens criativas no trabalho, na diversão e na vida. O ambiente pode ser informal, mas quando surge uma nova idéia à mesa do café, numa reunião de equipe ou no ginásio, ela é partilhada,testada e posta em prática com uma rapidez estonteante, e pode até ser a rampa de lançamento para um novo projeto destinado a uma utilização global.

Diferenças - A IBM ao contrário das outras duas empresas era totalmente burocrática e ao se deparar com forte concorrência e a globalização mundial, reformula a empresa descentralizando-a mudando seu estilo de gestão. Já o Facebook, aposta no...
tracking img