Psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A relação do Desenvolvimento Psicomotor como Aprendizado Escolar

Introdução
A psicomotricidade está presente em todas as atividades que desenvolve a motricidade, visando o conhecimento e o domínio do próprio corpo, por isso é indispensável no desenvolvimento global da criança.
A criança precisa ser muito estimulada durante o período em que está desenvolvendo suas funções motoras, para nãosofrer consequências no futuro.
Wallon considera que não é possível selecionar um único aspecto do ser humano e vê o desenvolvimento nos vários campos funcionais nos quais se distribui a atividade infantil (afetivo, motor e cognitivo). Para ele o estudo do desenvolvimento humano deve considerar o sujeito como “geneticamente social” e estudar a criança contextualizada, nas relações com o meio.Quando não há oportunidade de desenvolver o potencial motor neste período de desenvolvimento haverá grandes chances de ter uma percepção destorcida da realidade. Poderá ter dificuldades na definição de conceitos verbais, problemas quanto a noção de tempo e espaço, uso restrito do pensamento além das dificuldades no pensamento abstrato, leitura e escrita.
A criança durante esse período dedesenvolvimento possui propriedades que se adaptam ao ambiente, descobrindo soluções para sua movimentação e ampliação da cognição. A família por sua vez, é um fator de influência positiva ou negativa ao desenvolvimento da criança podendo intervir de forma a minimizar a somar os efeitos e complicações orgânicas ou ambientais.
Wallon (1975), concebe o homem como sendo genética e organicamente social e asua existência se realiza entre a exigência da sociedade e as do organismo. Pedagogicamente a reflexão a partir de tais concepções exige uma prática que atenda as necessidades das crianças nos planos afetivo, cognitivo e motor, além de promover o seu desenvolvimento em todos os aspectos.
Wallon (1975) considera que não é possível selecionar um único aspecto do ser humano e vê o desenvolvimentonos vários campos funcionais nos quais se distribui a atividade infantil (afetivo, motor e cognitivo). Para ele o estudo do desenvolvimento humano deve levar em conta que o sujeito como “geneticamente social” e estudara criança contextualizada, nas relações com o meio. Nesse sentido podemos afirmar que não é possível separar o biológico do social no ser humano.
A psicomotricidade tratouinicialmente o ser humano de uma forma fragmentada, baseado nos princípios do corpo e alma, mas posteriormente passou a vê-lo em sua totalidade, ou seja , o ser humano passa a ser visto como um ser que expressa sentimentos e emoções que movem suas ações .
Já Piaget enfatiza a continuidade do crescimento adaptativo em todos os seres vivos, ou seja, o desenvolvimento ocorre em um processo lento e contínuo,desde o nascimento da criança até a vida adulta.
A atividade psicomotora se inicia ainda no período gestacional , quando o feto reage de forma motora aos estímulos do meio. A criança nos primeiros dias de vida até o inicio da linguagem verbal se comunica por meio de gestos motores, a partir do seu desenvolvimento vai organizando a capacidade motora de acordo com os estímulos e maturidade.
Apsicomotricidade trabalha com a criança através de jogos e brincadeiras fazendo elas pularem, correr, escalar e se relacionar com o ambiente e objetos para promover um desenvolvimento motor e cognitivo da criança.
Desenvolvimento Psicomotor
O desenvolvimento psicomotor abrange o desenvolvimento das funções de todo o corpo e das suas respectivas partes. O corpo possibilita à criança, através dosmovimentos e da ação exploratória, a aquisição de conhecimentos, promovendo o desenvolvimento cognitivo.
O desenvolvimento psicomotor não ocorre de forma linear, sendo fundamental que se ofereça condições adequadas para que ele ocorra, ou seja, que se ofereça locais diversificados, situações novas para propiciar varias condições de resolução de problemas.
O educador deve utilizar os recursos...
tracking img