Psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://meuartigo.brasilescola.com/educacao-fisica/a-psicomotricidade-na-educacao-fisica-desafios-perspectivas.htm


Meu Artigo » Educação Física » A Psicomotricidade Na Educação Física: Desafios E Perspectivas Para A 3ª Idade
A Psicomotricidade Na Educação Física: Desafios E Perspectivas Para A 3ª Idade


[pic][pic]Por: CLAUDIA DA SILVA SACRAMENTO

RESUMO


A pesquisa seguiu aestratégia de revisão de literatura, análise documental e análise de conteúdo.  Quanto ao modelo de estudo, é tipificada como uma pesquisa descritiva, qualitativa, tendo a análise de conteúdo como a sua característica principal e também como procedimento, perfazendo uma revisão de literatura sobre a psicomotricidade na 3ª idade. A pesquisa é caracterizada como uma pesquisa indireta, pela utilização deinformações, conhecimentos e dados que já foi coletado, através de uma pesquisa documental e bibliográfica, método bibliográfico (MATTOS, 2004). A Educação Física na 3ª Idade visa demonstrar que a Prática de atividades físicas como uma prática regular melhora a qualidade de vida do idoso e de que maneira permiti a sua inclusão social? Pois o convívio com outras pessoas torna-se um momento de lazer,de amizade, companheirismo e identidades que produzem o bem estar do idoso melhorando perceptivelmente sua saúde. Dessa forma torná- se indispensável à prática da Educação Física alicerçada à psicomotricidade como fator de interação entre a motricidade, a afetividade e a mente.


Palavras – Chave: Motricidade, Educação Física, Inclusão, Afetividade.


ABSTRACT


The research followed thestrategy of literature review, document analysis and content analysis. Along the lines of study, is typified as a descriptive, qualitative, and content analysis as their main feature as well as procedure, completing a literature review of the psychomotor in the 3rd age. The research is characterized as an indirect survey, the use of information, knowledge and data has been collected througharchival research and a bibliography, bibliographical method (Mattos, 2004). Physical Education in the 3rd Age aims to demonstrate that the practice of physical activities as a regular practice improves quality of life of elderly and how they enable their social inclusion? For the interaction with others becomes a moment of leisure, friendship, companionship and identities that produce the welfare of theaged noticeably improving their health. Thus it is essential to the practice of physical education based on the psychomotor factor of interaction between the motor, affection and mind.


Key-Words: motricity, Physical Education, Inclusion, Affectivity.


INTRODUÇÃO


O presente Artigo A Psicomotricidade na Educação Física: Desafios e Perspectivas para a 3ª Idade têm como finalidadepropor conhecimentos que favoreça a interação do idoso no meio social de forma prazerosa e saudável relacionando a motricidade, a afetividade e a mente com a efetiva prática de atividades físicas de forma espontânea, buscando conduzir as necessidades físicas do indivíduo de lateralidade, de estruturação espacial e orientação temporal, ritmo e equilíbrio com as necessidades afetivas e de interação econvívio social. Com o avanço da idade o idoso apresenta a fragilidade psíquica e física, o qual tem maior importância à recuperação e manutenção permanente das atividades funcionais do ser humano na 3ª Idade. Esse estudo no primeiro tópico abordará as concepções históricas e conceituais de psicomotricidade. No segundo tópico a importância da psicomotricidade como fator de inclusão de idosos atravésdas atividades práticas contínuas de educação física, e por final a contribuição da prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo, e que auxiliam na prevenção e no controle de doenças e a permanência maior do idoso no convívio social. A psicomotricidade na vida do idoso representa-se dizer, os pilares de uma velhice...
tracking img