Psicologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Psicologia
PSICOLOGIAS
UMA INTRODUÇÃO
AO ESTUDODE PSICOLOGIA

Trabalho apresentado, ao curso de Administração de Empresas, da Faculdade de Educação, da Universidade Veiga de Almeida,orientada pela Professora Maria da Silva.


















Introdução

A área da Psicologia que procura estudar a interação social, é a Psicologia Social. Segundo AroldoRodrigues, psicólogo brasileiro, que a define desta forma, a Psicologia social é o estudo das “manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela meraexpectativa de tal interação”.
O primeiro processo desencadeado é o da percepção social. Percebemo-nos um ao outro. E percebemos não só a presença do outro, mas o conjunto de características que apresenta oque nos possibilita “ter uma impressão” dele. A partir de nossos contatos com o mundo, vamos organizando estas informações em nossa cognição (organização do conhecimento no nível da consciência), e éesta organização que nos permitirá compreender ou categorizar um novo fato, isso se chama percepção social.
Quando percebemos (condição para o encontro), podemos dizer envolve codificação (formação deum sistema de códigos) e decodificação (a forma de procurar entender a codificação) de mensagens. Essas mensagens permitem a troca de informações entre os indivíduos, chamamos isso de Comunicação.
Aessas informações com forte carga afetiva, que predispõem o indivíduo para uma determinada ação (comportamento),damos o nome de atitudes.
Nossas atitudes podem ser modificadas a partir de novasinformações, novos afetos ou novos comportamentos ou situações. Assim, podemos mudar nossa atitude em relação a um determinado objeto porque descobrimos que ele faz bem à saúde ou nos ajuda de algumaforma.



Conclusão

A subjetividade humana surge do contato entre os homens e dos homens com a natureza, isto é, esse mundo interno que possuímos e suas expressões são construídas nas relações...
tracking img