Aprendizagem organizacional – a verdadeira vantagem competitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
1.1 OBJETIVOS 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 O PROCESSO DE APRENDIZAGEM 4
2.2 AS CINCO DISCIPLINAS DE PETER SENGE 5
2.3 AS TRANSFORMAÇÕES E AS VANTEGENS ADQUIRIDAS PELAS ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM 6
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Estamos vivendo em um mundo de constantes mutações. Novos desafios alavancados pelas variáveis políticas, ambientais,econômicas e tecnológicas, pressionam as Empresas a assumirem diferentes posturas e procurarem novas maneiras de se diferenciarem de seus concorrentes. As mudanças sociais, o avanço tecnológico e a globalização criam, em organizações e pessoas, a necessidade de adaptar-se a essas mudanças de forma rápida, sob pena de desaparecerem do mercado. Desta forma, não há como se estabelecer estratégias bemsucedidas sem que a Empresa se volte para o ambiente onde está inserida, tentando prever situações ou se antecipar as tendências do mercado.
É nesse contexto que se tratará nesse trabalho a Aprendizagem Organizacional. Conceito que vem avançando muito nos últimos anos, tanto na sua literatura como na forma de abordagem do tema.
Será abordado o processo de aprendizagem propriamente dito, as cincodisciplinas de Peter Senge, as transformações e vantagens que adquirem as organizações durante o processo de aprendizagem.

1.1 OBJETIVOS

Esse trabalho apresentará como objetivo geral, noções sobre o processo de aprendizagem e as vantagens adquiridas pelas organizações que aprendem. Como objetivo específico, nos mostrará, através da teoria de Peter Senge, a importância e as transformações queocorrem nas organizações durante o processo de Aprendizagem.

2 DESENVOLVIMENTO

É bem verdade que, como indivíduos, nos preparamos muito mais para a estabilidade em vários setores (família, emprego, relações familiares e convivência social), do que para uma mudança. Por este motivo, pessoas e organizações resistem as mudanças que possam afetar esse sentimento de segurança e estabilidade.Mas, devido essas constantes mudanças sociais, organizações e indivíduos devem aprender a aprender, e conscientizar-se de que mudar é preciso. Para Ruas, Antonello e Boff (2005, p. 17)“..., para permanecerem viáveis num ambiente caracterizado por mudanças e incerteza, as organizações precisam ser capazes de mudar a si próprias.”

2.1 O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Para que possamos entender oprocesso de aprendizagem faz-se necessário conceituar aprendizagem organizacional.
Para Fialho, Macedo, Santos e Mitidieri (2006, p. 95) “... o conceito de aprendizagem organizacional se refere a um processo, é algo em contínuo movimento, com interação de pessoas, estrutura, estratégias e ambiente. Um “aprender a fazer”.”
A aprendizagem organizacional é um processo contínuo de apropriação e geraçãode novos conhecimentos nos níveis individual, grupal e organizacional, envolvendo todas as formas de aprendizagem – formais e informais – no contexto organizacional, alicerçado em uma dinâmica de reflexão e ação sobre as situações-problema e voltado para o desenvolvimento de competências gerenciais. (RUAS et al., 2005, p. 27)

Já para Fleury e Junior (2001, p. 162) “A aprendizagem organizacionalbem-sucedida depende da aquisição e da assimilação de novas bases de conhecimento para as ações subsequentes.”.
As empresas não são dotadas de cérebro, mas possuem sistemas cognitivos desenvolvidos através dos procedimentos de rotina, que formam a cultura da organização.
O principal objetivo do processo de aprendizagem é o de engajar pessoas e grupos de trabalho para melhoria da inteligência,da criatividade e da capacidade organizacional.
Para que o processo de aprendizagem ocorra, as organizações necessitam de algumas características básicas, quais sejam:
- Capacidade de experimentação na busca de novas alternativas para enfrentar os desafios do meio onde atuam.
- Menor preocupação com o passado convencional, com as regras e procedimentos normais.
- Disposição para assumir...
tracking img