Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA












Rosirene de Fatima Vilela - RA 297940





A Psicologia e a Pedagogia











Campestre/MG
2012
UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO ADISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA







Rosirene de Fatima Vilela - RA 297940



A Psicologia e a Pedagogia



Trabalho apresentado pela disciplina de:
Psicologia da Aprendizagem e da Pedagogia,
do ano de 2012
Tutor adistancia – Cristiane Vinholi de Brito
Tutor presencial – Walquiria Calefi de Paiva



Campestre/MG
2012



Resumo


Pedagogia é a ciência que tem por objeto de estudo a educação. Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ela estuda o que motiva o comportamentohumano, o que o sustenta, o que o finaliza, e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência. A palavra "jogo" se origina do vocábulo latino ludus, que significa diversão, brincadeira e que é tido como um recurso capaz de promover um ambiente planejado, motivador, agradável e enriquecido, possibilitando a aprendizagem de várias habilidades.Palavras chave: pedagogia - psicologia - jogo.





















Abstract


Pedagogy is the science whose object of study and education. Psychology is the science which studies human behavior and mental processes, it studies what motivates human behavior, what sustains, what ends, and their mental processes that go through the feeling, emotion, perception, learning,intelligence. The word "game" comes from the Latin word ludus, which means fun, play and who is seen as a resource able to promote a planned environment, motivating, enjoyable and enriched, allowing the learning of various skills.


Keywords: pedagogy - psychology - game.
























Introdução



A importância da Psicologia na educação possibilitaa criança a apreender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações. Ao longo desse processo, ela comete alguns erros, reflete sobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los. Experimentam alegrias, tristezas, períodos de ansiedade e de calma. Trata de buscar consolo em seus semelhantes. Não concebe a vida em isolamento. Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar epromover o repensar das práticas pedagógicas instituídas, como sendo uma condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização. O uso de jogos na sala de aula é de suma importância, pois proporciona uma forma de aprendizagem mais agradável e ajuda no desenvolvimento de várias áreas importantes na vida de umacriança.






















A Psicologia e a Pedagogia


A Pedagogia é a ciência que tem por objeto de estudo a educação.
A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ela estuda o que motiva o comportamento humano,o que o sustenta, o que o finaliza, e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção,aprendizagem, inteligência.
A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos...
tracking img