Mix de produto taeq

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Decisões Mix de Produto
Para qualquer tipo de produto, a importância do canal é fundamental. No caso de Taeq, o Grupo Pão de Açúcar empresta uma credibilidade maior desde o lançamento e proporciona um esforço muito menor para colocar a marca nas gôndolas. “Independente disso que é muito forte, viemos dar uma resposta para uma necessidade que estava latente. Existia um público carente e quandochegou Taeq teve tudo a ver. Tivemos a ousadia no momento certo”, aponta Isadora.
No caso de Taeq, há o que eles chamam de árvore de decisão, um documento com perguntas que os profissionais devem se fazer ao longo deste processo para saber se um produto pode ser ou não Taeq. “Um produto tem que ter apelo a saudabilidade. Se ele não tiver este apelo, ele não é Taeq. Se tiver, precisamos saber se eleé saudável de fato, sendo enriquecido em fibras ou vitaminas e ter menos calorias, por exemplo”, explica a gerente da marca.
Depois do projeto aprovado, a equipe sai em busca de parceiros para a produção, fazem auditoria nos fornecedores para saber se a qualidade será adequada e se a fábrica vai atender às necessidades de Taeq. A meta é entregar a promessa da marca através dos produtosdiferenciados. Os campeões de vendas são os alimentos.
Embalagem
As embalagens também são destaque dentro da estratégia do grupo. Produtos que não são líderes procuram se alinhar a códigos da sua categoria. Ou seja, a embalagem de um ketchup deve ser vermelha. Taeq optou por trilhar um caminho diferente. “Criamos uma percepção de família (de produtos) para criar uma marca. Abrimos mão dos códigos dascategorias, de brigar por categoria, para pensar no todo e como poderia construir uma marca única em todas as categorias”, ressalta Hélio de Carvalho, da FutureBrand.
Tudo isso gera a diferenciação percebida pelo consumidor e vendas que cresceram 50% em 2008. A meta para 2009 é crescer mais do que os 50%. “Não encontramos uma concorrência direta para Taeq no Brasil. Existem algumas referencias,obviamente, mas são bastante segmentadas. Não existe uma marca que se proponha a entregar o que Taeq entrega, que trabalhe com tantas categorias de produtos”, garante Isadora, a gerente da marca.
A Marca
A marca própria no Brasil é percebida como uma marca de segunda linha, que basicamente compete por preço. Por isso, o Grupo Pão de Açúcar decidiu criar uma marca que seria aspiracional, que fossedesejada pelo consumidor. “Normalmente uma marca própria é seguidora, ela se espelha nas marcas relevantes da uma categoria e, basicamente, faz um produto semelhante com um preço atrativo. Isso foi tudo o Taeq não fez”, explica Hélio Mariz de Carvalho, sócio-diretor da consultoria de marca FutureBrand.
Taeq representa uma tendência mundial. “É quarta geração das marcas próprias, que são as marcasconceituais, que carregam um conceito de saúde e bem-estar e incorporam novas tecnologias. São produtos que às vezes não tem nem similar dentro da sua categoria”, afirma Neide Montesano, consultoria de marcas próprias e Presidente da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização. “O grande sucesso de Taeq foi como ela foi concebida e o trabalho feito para comunicar o consumidor oconceito de bem-estar e saúde”, completa em entrevista ao Mundo do Marketing.
http://casemarketing.blogspot.com.br/2009/03/teaq.html
Embalagem
Prêmio ABRE da embalagem Brasileira
Sustentabilidade
Ciclo Verde Taeq
 
|
| Vencedor: Grupo Pão de Açúcar
www.grupopaodeacucar.com.brConvertedor: Papirus
Usuário: Grupo Pão de Açúcar |
* Contextualização: projeto inovador que aproveitou aestrutura de coleta seletiva do Grupo Pão de Açúcar para implementar o conceito de logística reversa nas embalagens cartonadas dos produtos Taeq com embalagens em papelcartão reciclado, por meio do gerenciamento da cadeia de produção desse cartão * Desafios: foram reunidas as empresas pertencentes ao ciclo de manufatura de produtos e embalagens que, somados às cooperativas de coleta seletiva,...
tracking img