Cidades utopicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CIDADES UTÓPICAS DA ATUALIDADE
SILVA, Ademir Gomes da1
ALEMIDA, Alvino Sícero de2
SANTOS, Edson Gustavo de Souza3
AZEVEDO, Leonardo Ferreira Vidotto de4
DIAS, Wesley Afonso da Silva5
Introdução
Utopia seria o “não lugar”, o qual não existe, pois seria aquela ideia de lunático, idealizando uma sociedade ideal a qual é desejada por todos nós. Mas também não é tão assim um lugar que nãoexiste. Sabemos de muitas cidades utópicas que foram idealizadas, mas que não saíram do papel. E há aquelas que foram projetadas de tal forma que, por prever tecnologias futuras, para a época foram utópicas e hoje são nada mais que verdadeiras selvas de pedras que aos poucos tentam se libertar do concreto utilizado sem conforto. Antes a ideia era crescer, modernizar, “melhorar”, “estar na moda”! E esse“estar na moda” fez com que surgisse um crescimento sem acompanhamento, desordenado e bagunçado. Agora é procurado mais do que nunca corrigir essas rupturas, pois foram essas rupturas que prejudicaram um meio, que consequentemente prejudicou um setor, um bairro, uma cidade, um estado, um povo, um país, um continente... uma nação! E graças essas rupturas, as mentes começaram a funcionar, maquinare projetar soluções, surgindo novamente a ideia de lugares e locais ideais para que se aja um ótimo desenvolvimento urbano, com consumo moderado de água, mais energias de fontes renováveis, formas de socialização e integração com o meio e a valorização da biodiversidade. E é nesse meio que surgem Tianjin Eco-city e Masdar City. Cidades com um grande valor sustentável e que não ficaram só no papel,mas estão sendo executadas em busca de uma solução para desgastes antes irreparáveis. E é com essa ideia que apresentamos qual o valor principal de funcionamento e desenvolvimento dessas cidades , que antes eram aspiradas como grandes soluções, hoje são moldadas com a resposta de que, como testemunho para outras cidades, o ideal pode existir.___________________________________________________________________________
1Ademir Gomes da Silva, estudante do 6º semestre de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Estado do Mato Grosso. 2Alvino Sícero de Almeida, estudante do 6º semestre de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Estado do Mato Grosso. 3Edson Gustavo de Souza Santos, estudante do 6º semestre de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Estado do Mato Grosso. 4LeonardoFerreira Vidotto de Azevedo, estudante do 6º semestre de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Estado do Mato Grosso. 5 Wesley Afonso da Silva Dias, professor da matéria de Teoria do Urbanismo na Universidade do Estado de Mato Grosso.
Tianjin Eco-city
Tianjin Eco-city vem com a proposta de ser a primeira cidade totalmente ecológica, sendo um projeto inovador com capacidade para 350 milhabitantes, onde as diretrizes de seu Plano Diretor se baseiam em um desenvolvimento sustentável. Está sendo construído a apenas 10 minutos da área de desenvolvimento econômico da cidade de Tianjin na China.
Seu projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Planejamento Urbano Surbana, uma empresa de urbanismo de Singapura voltada para a criação de habitats sustentáveis.

Imagem: 01 – Maquete eletrônicade Tianjin Eco-city
Fonte: http://www.arquitetonico.ufsc.br/wp-content/uploads/eco-cidade-11.jpg

Imagem: 02 – Maquete eletrônica de Tianjin Eco-city
Fonte: http://www.arquitetonico.ufsc.br/wp-content/uploads/eco-cidade-2.jpg

Imagem: 03 – Maquete eletrônica de Tianjin Eco-city
Fonte: http://www.arquitetonico.ufsc.br/wp-content/uploads/eco-cidade-1.jpg

Imagem: 04 – Maquete eletrônica deTianjin Eco-city
Fonte: http://www.arquitetonico.ufsc.br/wp-content/uploads/eco-cidade-3.jpg

Imagem: 05 – Maquete eletrônica de Tianjin Eco-city
Fonte: http://www.arquitetonico.ufsc.br/wp-content/uploads/eco-cidade-4.jpg
A partir dos indicadores de desempenho estabelecidos nas normas nacionais de Tianjin, foram selecionados 26 indicadores que a cidade deve alcançar seu índice máximo....
tracking img