Assertividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar os transtornos mentais mais incidentes em adultos, e suas definições, suas características e formas de tratamento.
Os transtornos mentais acometem, em algum momento da vida, ao menos 20% da população mundial. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, transtornos mentais são a segunda causa dos atendimentos de urgência. E asdoenças psiquiátricas mais comuns na população são a depressão e os transtornos de ansiedade. Hoje a depressão é o segundo maior problema de saúde pública no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Este trabalho também apresenta as formas de tratamento dos seguintes transtornos: depressão, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, transtorno afetivobipolar e esquizofrenia, em todos os transtornos acima citado há duas linhas complementares de tratamento: o farmacológico e o psicoterapêutico, com os diferentes tipos de terapias que serão abordados nas seguintes paginas.

1. DEPRESSÃO

1.1 INCIDÊNCIA
Classificada pela Organização Mundial de Saúde como o mal do século, a enfermidade já atinge 121 milhões de pessoas no planeta - número quatrovezes maior que o de portadores do vírus da AIDS. Segundo estudo da OMS, no Brasil 18,4% da população teve ao menos um episódio de depressão durante a vida.

1.2 CARACTERÍSTICAS
A depressão é uma doença que compromete o físico, o humor e, em consequência o pensamento. Altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazercom a vida.
As causas de depressão são múltiplas, de maneira que somadas podem iniciar a doença. Deve-se a questões constitucionais da pessoa, com fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais) somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, como o estresse, o estilo de vida, acontecimentos vitais, tais como crises e separações conjugais, morte na família, climatério,crise da meia-idade, entre outros.
Os sintomas de depressão incluem componentes emocionais e biológicos.
• Sintomas emocionais: Infelicidade, apatia e pessimismo; Auto-estima baixa: sentimentos de culpa, inadequação e sentimento de feiúra; Indecisão, perda de motivação.
• Sintomas biológicos: Retardo do pensamento e da ação; Perda de libido; Distúrbios do sono e perda de apetite.
Há vários tiposde depressão. Os tipos mais comuns de transtornos depressivos são transtorno depressivo maior e distimia.
O transtorno depressivo maior é caracterizado pela combinação de sintomas que interferem com a capacidade da pessoa trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar atividades que antes eram prazerosas. Transtorno depressivo maior é incapacitante e impede a pessoa de funcionar normalmente. Umepisódio de transtorno depressivo maior pode ocorrer apenas uma vez na vida da pessoa, porém o mais freqüente é que ele seja recorrente.
A distima é caracterizada por sintomas de depressão de longo prazo (2 anos ou mais) porém menos intensos, os quais apesar de não serem incapacitantes podem impedir a pessoa de funcionar normalmente ou sentir-se bem. Pessoas com distima podem também experimentarum ou mais episódios de depressão maior durante a vida.
A depressão é uma doença muito grave e que compromete toda a vida da pessoa e de quem lhe está próximo. A incapacidade para lidar com as exigências e o humor de uma pessoa deprimida conduz a situações sociais graves numa família, tornando-se urgente consultar um especialista da saúde mental (psicólogo, psiquiatra em alguns casos), para quea pessoa seja ajudada o mais rápido possível.

1.3 TRATAMENTO
O tratamento antidepressivo deve ser entendido de uma forma globalizada levando em consideração o ser humano como um todo incluindo dimensões biológicas, psicológicas e sociais. Portanto, a terapia deve abranger todos esses pontos e utilizar a psicoterapia, mudanças no estilo de vida e a terapia farmacológica. Deve-se mencionar que...
tracking img