Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE ENSINO





CURSO: Psicologia

SÉRIE: 1º período
DISCIPLINA: Psicologia: Ciência e Profissão
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3 horas
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas


I – EMENTA

A diversidade da ciência psicológica. A diversidade da ação profissional do psicólogo. A atuação do psicólogo em contextos específicos. Função social da atuação do psicólogo, isto é, sua abrangência erelevância social.


II - OBJETIVOS GERAIS

Análise e reflexão sobre os contextos de atuação do psicólogo e seus desafios contemporâneos, como uma das bases para a atuação profissional futura.


III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O desenvolvimento das competências mencionadas acima será propiciado através da construção das seguintes habilidades:
Analisar, descrever e interpretar relações entrecontextos e atuação do psicólogo.
Utilizar a entrevista, a observação e outros métodos de investigação científica para obter informação sobre a atuação profissional concreta em diferentes contextos.
Ler e interpretar comunicações científicas e acadêmicas na área da Psicologia
Relacionar-se com o outro de modo a iniciar-se no desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuaçãoprofissional.
Apresentar trabalhos e discutir idéias em público.


IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A diversidade da ciência psicológica.
A diversidade da atuação do psicólogo.
A atuação do psicólogo em contextos específicos.
Função social da profissão.
Orientação e supervisão da coleta e análise dos dados.
Entrevista com diferentes psicólogos sobre a profissão.


V - ESTRATÉGIA DETRABALHO

A disciplina será desenvolvida em 3 horas semanais. Para o atingimento dos objetivos gerais e específicos aqui listados, as seguintes atividades foram planejadas e serão implementadas:
- Leitura de textos sobre a Psicologia e a profissão e sobre as atividades dos psicólogos em diversos contextos, elaborados pelo professor líder da disciplina e reunidos em uma coletânea de textos didáticosdisponibilizada para os alunos.
- Discussão desses textos em classe, segundo questões propostas pelo professor em roteiro anexado aos textos.
- Síntese e discussão de um tema pertinente à aula.
- Contato direto, através de entrevistas ao vivo, com profissionais psicólogos, nesses diversos contextos, para descrever e refletir sobre sua atuação.
- Orientação e supervisão para os trabalhos de campo(coleta e análise de dados através de entrevistas com profissionais de diferentes contextos).
- Apresentação dos trabalhos de campo dos grupos, de forma escrita para o professor e oralmente para a classe.
- Dada a importância, para a disciplina, do trabalho realizado em contato direto com os profissionais psicólogos de diversos contextos de atuação, foi planejado um conjunto de instruções paraque esta experiência prática e sua elaboração intelectual possam ocorrer de forma apropriada. Assim, em ocasiões programadas, os alunos recebem instruções oralmente e/ou por escrito a respeito das várias etapas que deverão ser desenvolvidas, do planejamento até a realização do trabalho de campo propriamente dito. Os alunos recebem, da mesma forma, instruções para a elaboração, análise, reflexão edivulgação (através do trabalho escrito e da apresentação, em seminário, para a classe) da experiência que tiveram em campo.


VI – AVALIAÇÃO

O aproveitamento do aluno neste semestre será avaliado por duas notas provenientes (a) de uma prova individual escrita no primeiro bimestre e (b) no segundo bimestre: de uma nota composta pelos resultados obtidos: (1) em uma prova individual escritasobre todos os trabalhos de campo realizados, com valor máximo de 5,0 (cinco) pontos e (2) no trabalho de campo do grupo, com valor máximo de 5,0 (cinco) pontos.
As provas escritas deverão ser organizadas de forma que 40% da pontuação estejam distribuídas em questões dissertativas e 60% em questões objetivas.
A avaliação das provas escritas estará apoiada em critérios que procurarão identificar...
tracking img