Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 123 (30539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Obra: PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS – 2º VOLUME
Autor: M. ODETE FACHADA

NOTA PRÉVIA DA DIGITALIZAÇÃO:

A presente digitalização da obra destina-se exclusivamente a permitir o acesso de deficientes visuais ao respectivo texto. Por força da lei de direitos de autor, não pode ser distribuída para outros fins, no todo ou em parte, ainda que gratuitamente.

M. Odete Fachada
Psicologiadas Relações Interpessoais
2º Volume
2ª Edição
RUMO

---
© EDIÇÕES RUMO, LDA.
RUA LUÍS CRISTINO DA SILVA, 1 - CAVE
LOTE 222 - CHELAS
1900 Lisboa

TELEF./FAX: 8595963

TÍTULO: PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
2º Volume

AUTORA: M. ODETE FACHADA

ILUSTRAÇÕES E ARRANJO GRÁFICO
CAPA - Paulo Fino
MIOLO - Janela Gráfica, Lda.

COMPOSIÇÃO, MONTAGEM E FOTOLITO:
GRAFIRUMO, Lda.Camarate

IMPRESSÃO E ACABAMENTOS:
GRAFIRUMO, Lda.
Camarate

TIRAGEM:
2000 EXEMPLARES

2ªEDIÇÃO
Janeiro de 1998

DEPÓSITO LEGAL:
Nº 50711191

---
3

NOTA INTRODUTÓRIA

Este livro foi escrito para corresponder às necessidades, interesses e expectativas de todos os que pretendem reforçar a sua competência pessoal e interactiva.
É um livro que facilita e ajuda aauto-formação e o auto-desenvolvimento.

Através da sua leitura é possível compreender a importância do indivíduo na interacção e quanto o seu êxito ou o seu fracasso depende do modo de comunicar e de agir, nessa relação.

A comunicação desempenha um papel privilegiado na interacção; ela constitui uma habilidade que pode melhorar progressivamente, desde que haja disponibilidade e abertura para que cadaum se dê ao outro de forma verdadeira e autêntica, visando o enriquecimento do indivíduo, do grupo e da sociedade.

Os outros "não são o inferno", tal como afirmara Sartre, eles são, sim, a razão de ser de cada indivíduo que com eles está em permanente interacção. É através deles que o homem se realiza e satisfaz as suas necessidades de afecto, de estima e de auto-realização. É através dosoutros que medimos o nosso desempenho e desejamos atingir metas cada vez mais elevadas; é através dos outros que medimos o risco da nossa existência e aprendemos a admitir e a aceitar diferentes pontos de vista e diferentes modos de ser.

Porém, se os outros são importantes para nós, o inverso também é verdadeiro. É da tomada de consciência do valor da nossa comunicação e da nossa interacção comos outros, que deve nascer o desejo e a necessidade de reflectir sobre a problemática das relações interpessoais e contribuir para que elas se tornem cada vez mais dinâmicas e enriquecedoras.

O indivíduo é o resultado do encontro e das interacções que estabelece ao longo do seu desenvolvimento. Gerir essa relação, de forma harmoniosa e produtiva, é um desafio permanente.
Este livropermite algumas reflexões e actividades, capazes de favorecer os mecanismos de desenvolvimento pessoal e interactivos.

---
4

Como utilizar este livro

Este livro é composto por 7 módulos, estando definidos, em relação a cada um deles, a sua finalidade e os objectivos específicos.

Deste modo, o leitor conhecerá, desde o início e à medida que avançar na leitura e no estudo destes módulos,o que se pretende atingir, em termos de saber e de reflexão pessoal.

Antes de iniciar o estudo de cada um dos módulos, leia os objectivos específicos. Se pensa que os domina, realize o pré-teste e compare as suas respostas com as que se encontram no final do módulo.

Se acha que não domina os objectivos ou não teve êxito no pré-teste, inicie, então, o estudo do módulo.

Nalgunsmomentos desse percurso, poder-se-á confrontar com pequenas tarefas, actividades e questionários que têm como finalidade testar a aprendizagem realizada, em relação aos objectivos propostos. Realize-os para controlar progressivamente a sua aprendizagem.

Serão feitas, nalguns dos módulos, propostas de trabalho, nomeadamente o visionamento de alguns filmes que muito contribuirão para reforçar a...
tracking img