Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Físico-motor
Entre os 3 e 4 anos as crianças assumem aparência física mais esguia e atlética, típica da infância. Os meninos mostram-se mais altos e mais pesados, por terem mais músculos que as meninas.
A marcha torna-se mais firme e os braços já pendem aos lados do corpo, há maior equilíbrio para se abaixarem e apanharem algum objeto no chão.
Nesse momento os músculos dosolhos e do rosto são mais hábeis e as crianças aprendem a controlar a urina e as fezes.
Nessa idade possuem aproximadamente todos os dentes no maxilar superior e inferior, rompendo os últimos dentes de leite, possibilitando, desta forma, que ela se alimente sozinha, segurando o talher entre o polegar e o indicador.
As crianças de 3 a 4 anos apresentam um grande amadurecimento do sistema nervoso, quese reflete nas habilidades motoras recém-adquiridas, como correr, pular, dançar, subir e descer escadas e pedalar em seu triciclo. As crianças se mostram mais independente nessa época, sendo capaz de vestir-se sozinhas, lavar as próprias mãos, escovar os dentes e gerir a maçaneta da porta. Vale ressaltar que essas habilidades variam quanto a aptidão, dependendo do fator genético e dos estímulosexternos que elas recebem.
Nesse momento a ambidestria cede caminho à lateralidade, e os desenhos começam a tomar forma, como círculos, quadrados, triângulos, cruzes e X .
Nessa fase estabelecem seu próprio ritmo de sono e o horário de ir para cama acarreta certa ansiedade, fazendo com que elas façam de tudo para adiar este momento.

Desenvolvimento Cognitivo/ Abordagem Piagetiana.
Acriança passa a entender que o pensamento ocorre dentro da mente; que ela pode lidar com as coisas reais ou imaginarias; que uma pessoa pode pensar em uma coisa enquanto faz ou olha para outra; que uma pessoa cujos olhos e ouvidos estão cobertos pode pensar em objetos; que alguém que parece pensativo provavelmente está pensando; e que pensar é diferente de ver, falar, tocar e saber.
Aos três anos, ascrianças percebem que uma pessoa que não encontra imediatamente o que quer continua procurando. Elas sabem que se alguém consegue o que quer fica feliz e se não consegue fica triste.
Nessa idade, as crianças tendem a acreditar que todos sabem o que elas sabem e acreditar no que elas acreditam.
Desenvolvimento da Memória.
As crianças em idade pré- escolar se saem melhores no reconhecimento doque na lembrança. Com três anos, os pequenos conseguem receber instruções e obedecê-las, como, por exemplo: “é hora de guardar os brinquedos e lavar as mãos para almoçar”.

Uma grande diversão para eles é participar das tarefas da casa. E eles já são capazes de dar uma mãozinha, ajudando a lavar frutas, guardando livros e revistas espalhados pela casa,
passando um paninho para tirar o pó dosbrinquedos. Essas atividades ajudam a criança a desenvolver sua autoestima e sua independência. 
As crianças passam a se identificar com outra pessoa por causa de vários motivos, incluindo laços de amizade (um amigo ou uma pessoa próxima como outro parente ou uma babá, por exemplo) e semelhanças físicas e psicológicas. Também a partir dos três anos de idade que as crianças passam a ver diferençasentre pessoas do sexo masculino e feminino, tanto nos aspectos físicos quanto nos aspectos psicológicos, como os estereótipos dados a ambos os sexos pela sociedade (exemplos: menino brinca com bola, menina brinca com boneca).
. Assim sendo, as crianças gradualmente aprendem sobre a existência de padrões de comportamentos , ações que podem ou devem ser feitas, e ações que não devem ser feitas. Ospais da criança são os principais modelos da criança nesta faixa etária . geralmente determinam se uma dada ação da criança foi boa ou má, muitas vezes recompensando a criança pelas suas boas ações e castigando a criança pelas suas más ações.

Desenvolvimento Cognitivo

* O pensamento de uma criança a partir desta idade e até aos sete anos é concreto e ligado à realidade e a cada objecto....
tracking img