Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento Sobre Atenção

Atenção: reflexão sobre tipologias, desenvolvimento e seus
estados patológicos sob o olhar psicopedagógico

A Psicopedagogia tem um grupo específico para juntar os conhecimentos das ciências pedagógicas, psicológicas, fonoaudiologias,neuropsicológicas e psicolinguísticas,isto para obter mais informações e também para compreender melhor a aprendizagem humana.Opsicopedagogo,terapeuta tem que usar a sua sensibilidade e experiência,para avaliar a situação problemática e para construir um novo tipo de aprendizagem verdadeira.O profissional dever entender muito bem dessa área porque pode ter sintoma de algo maior.
Os pacientes com problemas de aprendizagem mostram como sintomas a desatenção,que gera outros fatores de desequilíbrio de fatores internosdo sujeito,no seu organismo e corpo.Como diagnóstico o profissional (psicopedagogo) tem que ter muitos dados para poder entender a causa e o grau da perturbação ,o que vai levar o trabalho terapêutico.
A partir da visão sócio-histórica de Luria e Vygotsky, a atenção pode ser
definida como a direção da consciência, o estado de concentração da atividade
mental sobre determinado objeto. Segundo Vygotsky(OLIVEIRA, 2003), a atenção faz parte das funções psicológicas superiores, tipicamente humanas. O funcionamento da atenção baseia-se inicialmente em mecanismos neurológicos inatos e involuntários. A atenção vai gradualmente sendo submetida a processos de controle voluntário, em grande parte fundamentado pela mediação simbólica.A atenção responde a estímulos externos e cada espécie animal tem umacapacidade de atenção que inicialmente volta-se à sua sobrevivência. A memória e o aparelho sensorial estão relacionados ao aspecto perceptivo, para o homem. Por exemplo, quando o estímulo de um som ou clarão muito forte nos faz voltar o olhar para sua direção. Voltar o olhar é uma reação que identifica nosso foco de atenção.
O ser humano tem mecanismos de atenção involuntária. Quando bebê,estímulos como barulhos mais altos, movimentos de objetos, mudanças no
ambiente, um vento forte, uma luz mais intensa, muitas vozes, chamam-lhe atenção de modo involuntário. Esse tipo de atenção permanece conosco, mesmo no nosso desenvolvimento (OLIVEIRA, 2003).

O homem sofre uma variação de estímulos na qual é muito necessária,pois sem essa variação os mesmos não saberiam se orientar,para que ladodirigir,em que som prestar atenção,etc.
Este ato de focar ou não em coisas está ligado ao interesse da pessoa

Luria (1979)mostra que a memória é de caráter seletivo consciente e exige memória .A atenção seletiva é a
capacidade de selecionar estímulos e objetos específicos, determinando uma
orientação atencional focal; um estado de concentração das funções mentais, assim como o estabelecimentode prioridades da atividade consciente do individuo diante de um conjunto amplo de estímulos ambientais. Se não houvesse seletividade, a quantidade de informação seria tão grande e desordenada que seria impossível uma ação organizada do homem. A atenção sustentada refere-se à manutenção da atenção seletiva sobre determinado estímulo ou objeto, permitindo a execução das tarefas especificas eobtenção de objetivos fixados.
Luria também diz que tem três itens de seletividade:

O volume da atenção: É uma questão de interesse.Quando alguém precisa de ser despertado para o mesmo poder prestar atenção.
Estabilidade:Nesta mostra que a atenção é involuntária,é oscilantes e também treinável.
Por oscilações da atenção: entende-se o caráter cíclico do processo,
no qual determinados conteúdosda atividade consciente ora adquirem caráter
dominante, ora o perdem.

Para entendermos as alterações na atenção temos que rever a questão da vigilância e tenacidade. A tenacidade é a propriedade de manter a atenção orientada de modo permanente em determinado sentido. A vigilância é a possibilidade de desviar a atenção para um novo objetivo, especialmente para um estimulo do meio exterior....
tracking img