Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Como se deu, historicamente, a aproximação entre a Psicologia e o Direito no Brasil?
Resposta: A partir do final do século XIX com a reabilitação de infratores, devido a necessidade deutilizar os instrumentos usados na psicologia para garantir as liberdades e os direitos fundamentais dos indivíduos. Antes, não havia uma metodologia com base no estudo científico de forma que astécnicas utilizadas favoreciam o controle social com base no achismo e preconceito com base na natureza repressora ao qual se faz e o direito.
2 – A partir dessa primeira aproximação, como secaracterizou a pratica do psicólogo no judiciário brasileiro?
Resposta: Devido a grande demanda, foi elaborada uma especialização técnica de nível superior com a finalidade de formar especialistas nopsicodiagnóstico com ênfase no acompanhamento, orientação e apoio de cada caso.
3 – Como a autora analisa os primeiros laudos exarados pelos psicólogos no campo jurídico brasileiro e por quê?Resposta: Nos primeiros laudos faltavam conhecimentos específicos atribuídos ao direito acarretando em uma linguagem pobre e limitado a psicologia dos testemunhos de caráter experimental.
4 –Quais foram as mudanças institucionais, politicas e jurídicas que ocorreram no Brasil, principalmente a partir de 1980, que também impulsionaram mudanças no trabalho do psicólogo no judiciário?Resposta: Criação de uma especialização universitária, elaboração de técnicas com base no estudo cientifico e criação de medidas protecionistas com a elaboração do estatuto da infância e oadolescente que cria regras específicas para este grupo social.
5 – Quais são atualmente; as atribuições, atividades e contribuições da psicologia no judiciário brasileiro?
Resposta: A psicologia ajudana produção do conhecimento científico, através da metodologia observação, descrição e análise dos processos de desenvolvimento da inteligência, aprendizagem e personalidade do comportamento...
tracking img