Agregados

Páginas: 2 (433 palavras) Publicado: 4 de abril de 2013
Fernanda Azevedo Alves

Avaliação de impurezas orgânicas em agregados miúdos

Atividade entregue à disciplina Químicas Geral I, do curso de Engenharia Civil, coordenada pelo Professor JoséGeraldo Delvaux.

Palmas
2012

INTRODUÇÃO

“Areia” ou “agregado miúdo” é um material de pequena granulometria resultante da desfragmentação de rochas, tais grãos, devem possuir dimensões as quaispassam pela peneira ABNT de 4,8mm e fiquem retidas na peneira 0.075. Impurezas orgânicas são os materiais encontrados na areia, de origem orgânica cujas propriedades desempenham função danosa aoconcreto, como prejudicial a sua pega e ao seu endurecimento. Para a verificação se a quantidade de impurezas orgânicas encontradas na areia, é feita uma comparação de agregado miúdo, misturado com umasolução de hidróxido de sódio, e de uma solução de acido tânico, que indicase esta areia tem quantidade inferior ou superior a 300ppm.

OBJETIVO GERAL:

Avaliar o teor de impurezas orgânicas emagregados miúdos destinados ao preparo do concreto.

MATERIAL E MÉTODOS:

Para a realização dessa análise foram utilizados os seguintes materiais:
* Balança com resolução de 0,01g;
* Béquer;* Provetas;
* Frascos erlenmeyer com rolha esmerilhada;
* Funil de haste longa;
* Agregado miúdo seco ao ar;
* Agua destilada;
* Hidróxido de sódio;
* Ácido tânico
*Dois tubos de ensaio
Primeiramente em um béquer foi feita uma solução de hidróxido de sódio a 3%),ou seja,para cada 30g de hidróxido de sódio usa-se 970g de água destilada. Em um frascoerlenmeyerforam adicionado 200g de agregado miúdo seco ao ar, com a solução do hidróxido de sódio, deixando de repouso por aproximadamente 24h. Para fazer a solução padrão para que ao final pudesse tomar como basea solução de água destilada, hidróxido de sódio e o agregado miúdo, foi feito uma solução de ácido tânico a 2%, onde foi composta de 2g de ácido tânico, 8 cm3 de álcool e de 90 cm3de água. Ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agregados
  • agregados
  • Agregados
  • agregados
  • Agregados
  • Agregados
  • agregados
  • Agregados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!