Judo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade em piscina de Emei alegra e ensina sobre respeito

22/10/2012 - 11:16
  
 Ingrid Vogl
 A tarde quente de uma sexta-feira já anunciava que a brincadeira seria divertida na piscina da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Agostinho Páttaro, que entre as cinco unidades da rede municipal de ensino que possuem o equipamento, é a que mais utiliza o espaço aquático com atividadeslúdicas.
 A menina dos olhos. É assim que notamos a piscina logo que se entra no grande pátio interno da escola. Os alunos se aprontam na sala de aula animadamente, fazem fila e se organizam - sempre acompanhados da professora e de estagiários - para entrar na grande e rasa piscina. São cerca de 50 cm de profundidade cuidadosamente calculados para que as crianças se sintam confortáveis e seguras.
 Asregras para as brincadeiras aquáticas são claras: não pular constantemente de fora para dentro da água; quem sai não pode entrar novamente (ao menos que seja para ir ao banheiro) e só entra na piscina quem estiver devidamente vestido e com boias apropriadas para garantir a segurança dos pequenos em atividades que duram 40 minutos. Além disso, os alunos só entram na piscina se os pais autorizarem. Aprendendo mais
 Do lado de fora e com as mãos agarradas à grade olhando fixamente para os amigos brincando sem parar na água, Bárbara da Costa Mendes Ferreira, 5 anos, não se conformava em não estar na piscina. O motivo era que ela havia esquecido a parte de cima do biquíni. Mas a professora Luciene Mastrandrea logo resolveu o drama, permitindo que a menina emprestasse a peça da irmã Maria Clara, 4anos, que estava em outra atividade na escola.
 "Na água, as crianças aprendem a se relacionar de maneira diferente, elas aprendem a se respeitar", diz a professora Luciene, que cita o trabalho aquático com alunos com necessidades especiais como especial e maravilhoso. "A reação de quem tem deficiência física com a água é boa e é importante para as crianças sentir o meio liquido", disse aeducadora.
 A água é um mundo à parte, onde até as atitudes das crianças mudam. "É interessante observar, por exemplo, que um aluno agitado em terra firme se torna quieto e tranquilo dentro da água", afirmou.
 
Maiô, protetor solar e até um chapéu em forma de sombrinha, criativo e divertido, fazem parte do traje da professora Lilian Aparecida Alves e da estagiária da faculdade de Educação Física daUnicamp, Débora Rosa. Fazendo roda e guiando um trem em que as crianças são os vagões, as educadoras são unânimes em eleger as atividades lúdicas na água como prazerosas para os alunos.
 "Geralmente quando está muito quente, as crianças ficam mais agitadas e inquietas, e as brincadeiras na piscina dão liberdade e deixam os alunos tranquilos e relaxados logo após as atividades. É um diferencialtrabalhar na água com os alunos", citou Lilian Alves.
 Brincadeira de criança
 Chuveirinho, corrida, pega - pega, esconde - esconde. As crianças enumeram empolgadas as brincadeiras criadas pela imaginação infantil na piscina em momentos que são de pura alegria. “Faz tempo que estudo aqui e quando está calor entro na água quase todos os dias”, contou a pequena Nicole de Oliveira, 4 anos, já se preparandopara sair da piscina com o fim das atividades.
 
Com boias coloridas em torno dos braços, a colega Ana Elissa Ferreira da Silva, também de 4 anos, aproveita até o último minuto antes de sair da piscina. “É muita água e muito gostoso. Dá pra brincar de muitas coisas com meus amigos”, resumiu sua felicidade.
 Preservação
 “Vamos cuidar da nossa escola e das nossas relações pessoais”. O tema doprojeto pedagógico da Emei Agostinho Páttaro em 2012 diz tudo sobre o trabalho que é realizado na escola. Todos os espaços da ampla escola, como o quiosque, anfiteatro, piscina, horta, gramado, parque, são bem explorados pela equipe pedagógica de 30 funcionários que se envolve e trabalha de forma integrada.
 Inaugurada em 1969 como parque infantil e uma das mais antigas da rede municipal, a escola é...
tracking img