Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA E DIREITO DE FAMÍLIA
A psicologia jurídica auxilia o direito a interpretar as leis, a resolver conflitos sociais que norteiam a sociedade. E, é de suma importância o papel que apsicologia exerce sobre os ramos do Direito, mais especificamente sobre o Direito de Família.
No Direito, a razão ocupa o lugar de primazia, enquanto na psicologia a emoção é o fator determinante. Nasrelações conjugais, há o extremo envolvimento da emoção. Sentimento que difere de caso a caso, mesmo sendo situações similares. Desde a escolha do parceiro, o sentimento está presente. Na vida conjunta a doisos princípios, os valores, as crenças, os desejos, as expectativas, os sonhos diferem uns dos outros podendo gerar crises, que, se não houver um forte equilíbrio emocional, uma capacidade de lidarcom esses embates e uma tolerância significativa, o relacionamento poderá vir a se destituir facilmente. Há casos que, ocorre violência física resultada das convergências emocionais e/ou desequilíbriospsicológicos entre o casal motivado por ódio/raiva de algumas atitudes ou fatos precedentes a este.
Quando as possibilidades de pacificação do relacionamento são esgotadas, a necessidade deintervenção do juiz é importante. Visto que caberá ao poder judiciário, resolver o caso através de normas jurídicas que serão subsumidas ao caso real e se necessário, a participação da perícia psicológica.Formação e rompimento de vínculo familiar, separação de bens, da guarda dos filhos, entre muitas outras particularidades que a psicologia propicia a resolução de casos como o da família, que, envolvidade sentimentos pode uma ou as duas partes, saírem com ressentimentos, mágoas e decepções que um dia chegou a acreditar que poderiam poder manter o laço durante a vida toda juntos. A situação dosfilhos não fica neutralizada de sentidos negativos. Afinal, qual filho em sã consciência quer ver os pais separados?

PSICOLOGIA E DIREITO PENAL
Psicologia e Direito Penal andam lado a lado,...
tracking img