Atps quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Santo André 30 de setembro de 2012

Como é encontrado na natureza

Alumínio


De densidade 2,7 que funde a 660º C e é um bom condutor de calor e eletricidade. Em estado puro, é bastante maleável. E não corrosiva, não se altera em contato com a água nem com o ar, pois sua superfície é protegida por uma fina camada de alumina. seus compostos, como a alumina Al2O3, é rico em cloreto AlCl3.De abundancia enorme, a bauxita é retirada da natureza não em forma metálica, ela está misturada em camadas de argila e terra localizadas perto da superfície terrestre, e podem se estender por quilômetros. Um minério que pode ser encontrado em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical. Entre as pedras preciosas, aquelas que apresentam um maior teor de alumíniosão o coríndon, as safiras e os rubis.
Sua obtenção é feita a partir de processos de filtração, e redução. Ela é extraída da terra, moída e acrescida de uma solução de soda cáustica, filtrada e transformada em pasta. Aquecida sob pressão, e recebendo novas quantidades de soda cáustica, esta massa se dissolve e forma uma solução que passa ser sedimentada, e cristalizados, secos calcinados, eeliminado toda a água.
Nesta etapa, são eliminadas todas as impurezas, e a solução restante fica pronta, dela, é extraída a alumina. Feito um processo de redução, A produção é constituída chamando-se: Processo Bayer. Então, a alumina é finalmente transformada em alumínio por meio de eletrólise. A maior parte da alumina (Al2O3) mundial obtida pela calcinação Do alumínio é usada no processoeletrolítico Hall-Héroult para a preparação do alumínio metálico.
Derretido e transformados em lingotes, para melhor transporte. Esses lingotes, são vendidos e a partir
2
deles, as empresas os transforma em outros produtos, como: panelas, latinhas, chapas de aviões e etc...
Fora todas suas qualidades de uma gama enorme de uso, o alumínio é um material excelentíssimo na sua reciclagem,material 100% reaproveitavel.
Número atômico: 13
Peso atômico: 26,9
Ponto de fusão: 660º C
Ponto de ebulição: 2.467º C
Densidade: 2,7
Gravidade específica: Rede cúbica de face centrada
Raio atômico: 1,43 Å
Estados de oxidação: +3
Configuração eletrônica: 1s22s22p63s23p1

Propriedades físicas e químicas do alumínio:Características extensivas e intensivas
Intensivas = dependem apenas do material, não importa a quantidade. Exemplo: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade.
Extensivas = dependem da massa, por exemplo: volume(extensão), impenetrabilidade, etc
Além disso, algumas ligas de alumínio possuem a valiosa característica de responder ao tratamento térmico, adquirindo resistências maiores do que as que podemser obtidas apenas no trabalho a frio.
Desta forma, as ligas de alumínio são divididas em dois grupos: as ligas tratáveis termicamente, dando maior resistência, e as ligas não tratáveis termicamente, sua resistência só pode ser aumentada através do trabalho a frio.

Onde é usado (aplicado)
Do alumínio se produz ligas metálicas como: o duralumínio (95% alumínio,4% cobre,1% magnésio,ferro ecilício) bastante ultilizado como: em chapas de aviões e onibus,utencilios domesticos e outros e amaguinálio (83% alumínio,15% magnésio, e 2% cálcio) ultilizado na produção de rodas de rodas automotivas. De leve e com baixa densidade, resistência, elasticidade, e bom condutor, o alumínio é um dos metais mais ultilizados no mundo. Tambêm são feitos outros materiais dele, sem outras misturas, como:latinhas, fios, etc.

3
Fluxograma do processo de transformação da bauxita


Pesquisa sobre a substituição do aço por alumínio
Há um crescente interesse dos fabricantes de carros pelo uso de ligas de alumínio na construção de certas partes de carroceria, como: painéis não estruturais,é principalmente motivado pela leveza do metal, então substituindo o aço em alguns lugares. Em média, é...
tracking img