Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é PSICOLOGIA??? (AULA INTRODUTÓRIA SOBRE PSICOLOGIA PROF.: ANNA KARINA)
Psicologia (do grego psykhé, "psique", "alma", "mente“ , "palavra", "razão" ou "estudo") "é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais. O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo.
O que é ALMA? Uma alma é Energia Divina; é existência além da matéria. Uma essência imortal, é anossa parte mais nobre.
O que é MENTE: A mente está ligada ao comportamento é a função que faz os seres humanos serem conscientes. É dividida de duas formas:
Consciência: Tem a função de tomar decisões, raciocinar, escolher, decidir e pensar.
 Subconsciência:  O Subconsciente armazena lembranças, é intuitiva, cria comandos automáticos. Nosso Subconsciente é o canal que estáligado ao mundo Espiritual, é o canal que está conectado, sendo assim possui um poder inestimável e infinito. Para que serve a PSICOLOGIA? Para ajudá-lo a se conhecer melhor e dessa forma se relacionar melhor com as pessoas e a sociedade. O que é CARÁTER: É o conjunto de reações e hábitos de comportamento que vão sendo adquiridos ao longo da vida e que especificam o modo individual de cada pessoa.Portanto, o caráter é composto das atitudes habituais de uma pessoa e de seu padrão consistente de respostas para várias situações. É a forma com que a pessoa se mostra ao mundo. Conhecer o caráter de uma pessoa significa conhecer os traços essenciais que determinam o conjunto de seus atos. O que é PERSONALIDADE? É formada por dois fatores básicos: Hereditários: A pessoa já traz consigo, em seusgenes, diferentes tendências, interesses e aptidões. Ambientais: Diz respeito à cultura, hábitos familiares, grupos sociais, escola, igreja e outros. Mesmo que alguns traços possam ser parecidos com os de outra pessoa, a personalidade é única. Ela se apoia em uma estrutura biopsicossocial, é dinâmica, é adaptável e mutável.
A importância da VIDA AFETIVA: Situações, sentimentos e lembrançasrepresentam algo diferente para diferentes pessoas. A perda de um ente querido, por exemplo, costuma ser algo ruim para todos, mas mesmo assim representará algo diferente para cada um. Cabe ao profissional saber respeitar a individualidade de cada um.
ANSIEDADE: Um dos maiores problemas da mente é encontrar meios para resolver ou amenizar a ansiedade. A ansiedade é um aumento esperado ouprevisto de tensão é uma sensação que se manifesta através de vários sintomas. A ansiedade faz parte da vida de muitas pessoas.
Sintomas Psicológicos da ANSIEDADE: Medos sem sentido, Sentimento exagerado de irritação, Ingestão exagerada de bebidas alcoólicas, Calmantes, Mania de perfeição, Medo de críticas, Medo de errar e etc.
O que devemos fazer? Aprender a lidar positivamente comnossas ansiedades, não mascarando nossos sentimentos, mas tentando entender as causas deles. A ansiedade pode ameaçar o corpo e a mente através da negação ou deformação da situação e a isso damos o nome de MECANISMO DE DEFESA.
MECANISMOS DE DEFESA: Designa em geral as ações psicológicas que têm por finalidade reduzir qualquer manifestação que pode colocar em perigo a integridade do ego, ondeo indivíduo não consiga lidar com situações que por algum motivo considere ameaçadoras.
1- REPRESSÃO: Afasta da consciência uma ideia que provoca ansiedade, contudo o material reprimido continua fazendo parte da mente, exigindo grande quantidade de energia para mantê-lo assim. Ex.: doenças psicossomáticas. A omissão forçada e deliberada de recordações ou sentimentos é repressão. Em casosextremos (um acontecimento extremamente doloroso), a repressão pode apagar não só a lembrança do acontecimento, mas também tudo que diz respeito ao mesmo, inclusive seu próprio nome e sua identidade, criando uma profunda amnésia.
2- NEGAÇÃO: É a tentativa de não aceitar na consciência algum fato que pertuba. Os adultos têm a tendência de fantasiar que certos acontecimentos não são, de fato,...
tracking img